6 áreas do Direito que pouca gente conhece, mas são importantes

Por | 2018-03-14T20:42:50-03:00 28 de outubro de 2016|

No concorrido mercado da advocacia da atualidade, para conquistar um diferencial, o advogado deve dominar algumas áreas do Direito que pouca gente conhece, mas que estão se tornando importantes no mundo globalizado em que vivemos, dominando áreas que tradicionalmente não são abordadas nas aulas das faculdades.

O Direito é uma área que vive em constante evolução, com novos ramos surgindo em decorrência do mundo dos negócios e da própria sociedade. Veja, a seguir, algumas áreas que estão se desenvolvendo e que pouca gente conhece:

1. Direito na Energia

O Direito no ramo energético ainda tem poucos profissionais, sendo ainda muito raros aqueles que se especializam para decifrar o emaranhado de normas que regulamentam a produção e distribuição de energia no Brasil, servindo com conselheiros sobre opiniões legais em normas da ANEEL, por exemplo.

2. Direito de Trading

O mundo do trading possui muitas e complexas regras, bastante minuciosas, a respeito de contratos de comércio exterior, regulamentos específicos de bolsas internacionais, arbitragens técnicas e outras questões que exigem a participação de advogados especializados no assunto.

3. Direito de Agronegócios

Um advogado especialista em agronegócios deve dominar os contratos agrícolas, as operações de produção de etanol, o comércio deste produto no mercado nacional e internacional e sobre exportação de produtos agrícolas. O campo do agronegócios ainda possui poucos especialistas.

LEIA MAIS:

3 dúvidas de estudantes de Direito após a formatura

Coisas que um profissional de Direito não deve fazer nas redes sociais

5 dicas para aproveitar melhor seu curso de Direito

4. Direito na Internet

O mundo está cada vez mais informatizado e a área do Direito no mundo digital ainda é incipiente. Esse novo mundo oferece grandes perspectivas para advogados, que devem interpretar complexos negócios gerados através desse novo meio de comunicação.

5. Direito Ambiental

Nossa sociedade está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade e advogados que dominem o Direito Ambiental, com as regras específicas do terceiro setor, podem mostrar um grande diferencial, principalmente assessorando empresas voltadas para a responsabilidade social.

6. Direito Educacional

O Direito Educacional é voltado para questões de educação pública e privada, desde o direito constitucional de cada cidadão a uma educação de qualidade, provida pelo Estado até a maneira como são conduzidas cobranças dentro de instituições particulares de ensino.