Como construir uma equipe campeã

Tempo de leitura: 4 minutos

Está sentindo sua equipe desanimada?
Seu escritório sofre com a falta de organização?
O stress toma conta da sua equipe frente aos prazos e a grande demanda processual?

Mantenha a calma que esse artigo vai orientá-lo a montar uma equipe qualificada, a qual será capaz de atingir as metas pretendidas e a manter um espírito campeão em seu escritório.

No momento em que o escritório entra no mercado jurídico existe uma necessidade normal de obter mais e mais clientes, bem como sacrificar horários e ir improvisando frente aos problemas que vão aparecendo.

Contudo, na medida em que esse escritório cresce e a demanda processual vai aumentando, nota-se que foi um grande erro não ter um planejamento inicial para acompanhar o crescimento do mesmo.

Infelizmente, sem um planejamento, no momento em que o escritório atinge um patamar mais elevado, pode tornar-se comum a perda de alguns prazos, a decepção de clientes e a falta de motivação da equipe.

Frente a isso, a primeira atitude tomada por muitos é contratar desenfreadamente funcionários a fim de suprir a demanda. Logo, estará tudo em dia, nenhum prazo perdido e um atendimento digno aos clientes. ERRADO! Sem um estudo e planejamento organizacional para o escritório os resultados não serão bons e o gasto financeiro desnecessário será estratosférico. Até pode ser que em um curto espaço temporal, as contratações aliviem o stress dentro do escritório, contudo, passado esse estágio, o caos reinará novamente.

Portanto, o sucesso do seu escritório depende de uma equipe bem montada que lhe renderá os resultados planejados, porém, para isso, ela deve ser planejada com antecedência para evitar incômodos futuros e um ambiente de trabalhado entediante.

No ato da contratação de seus funcionários você deve traçar um perfil da equipe que você deseja e adequar cada pessoa a função necessária de modo a suprir as necessidades do escritório. Tenha em mente que cada pessoa tem características próprias e que nenhum ser humano é extremamente capaz em tudo. Estude as pessoas a serem contratadas e monte uma equipe, onde um profissional vai completar o outro

Traçado esse perfil, planeje metas que realmente possam ser cumpridas. Entenda o que cada funcionário pode produzir e não os sobrecarregue, haja vista que metas sobre-humanas acabam decepcionando a sua expectativa e a de seus funcionários. Com metas “aceitáveis” você poderá cobrar resultados naturalmente.

Fundamental para um ambiente agradável e produtivo no seu escritório é o trabalho em equipe. Seus funcionários devem ter um espírito coletivo, onde todos melhoram gradativamente a fim de não deixar uma grande carga de serviço para um só funcionário.

É interessante aplicar a meritocracia no seu escritório de advocacia, na medida do possível é claro, de modo que não sobrecarregue outros funcionários com as benesses concedidas a uns, por exemplo, com horários diferenciados ou folgas durante a semana, em virtude de parte da equipe já ter alcançado a meta do mês. Nunca deixe a meritocracia interferir no espírito coletivo!

Em cada setor do seu escritório tente instituir uma liderança. Uma pessoa que se destaque e passe confiança para as outras. É através de um líder que os demais funcionários vão ser orientados. O líder deve mostrar para a sua equipe que ele é mais um funcionário, não um chefe propriamente dito, uma pessoa que está ali junto com todos, enfrentando as mesmas dificuldades a fim de alcançar o objetivo desejado.

O líder dever ser um espelho para os demais, responsável por motivar a equipe. Através de um respeito recíproco, os funcionários “subordinados” sentem prazer no trabalho e alegria será contagiante naquele setor do escritório.

Por derradeiro, para montar uma equipe campeã utilize a crítica construtiva no momento da cobrança e o reconhecimento pelo trabalho despendido pelos seus funcionários dedicados com frequência. Além disso, demonstre que você tem um canal direto para receber sugestões, atitudes como estas acabam passando uma liberdade sadia para os seus funcionários, culminando em bons frutos para o escritório.

E você o que acha? Deixe seu comentário abaixo.

2 Comentários


  1. Excelente publicação. Os artigos do blog de vocês me ajudam bastante a planejar meu futuro profissional.

    Responder

  2. Muito bom, parabéns a todos. Vou tentar fazer bom uso em prol da minha empresa.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *