Por que a especialização na área jurídica é importante?

Por | 2015-03-22T23:16:48-03:00 22 de março de 2015|

Olá amigos do Blog!

Nosso tema de hoje refere-se à importância de uma especialização na carreira de um advogado.

De uma forma geral os estudantes de Direito e advogados iniciantes sonham em ter uma carreira bem sucedida. Afinal, o investimento financeiro e temporal no Curso de Direito não são pequenos. Contudo, muitos cometem o erro em dedicar-se a variadas áreas jurídicas e acabam esquecendo de uma dedicação mais intensa em uma área específica, de modo a dominar o conhecimento necessário para exercer com perfeição a defesa ao seu cliente.

A realidade jurídica demonstra que a concorrência é muito grande no mercado de trabalho. Portanto, o diferencial está em uma especialização para uma área específica do Direito.

Antes mesmo de abrir seu próprio escritório é importante planejar os passos necessários para atingir o sucesso profissional. Dificilmente os clientes bateram na sua porta à procura do seu trabalho se você não elaborar uma estratégia para seu nome sobressair aos concorrentes.

Como realizar essa estratégia?

Faça uma autoanálise a respeito das áreas em que você se sente mais confortável para advogar. Durante a faculdade o aluno tem mais facilidades com certas matérias em relação às outras. Esse é um ponto chave para escolher a área na qual você vai seguir a carreira. Feito isso, analise o mercado na sua região e verifique quais áreas são viáveis.

De nada adiantaria, por exemplo, dedicar-se ao Direito Marítimo em comarcas muito distantes do litoral. Ou dedicar-se ao Direito Desportivo em uma região que não oferece mercado para isso. Ainda, seria um erro tentar aventurar-se em uma área em que você não tem a mínima vontade de advogar, tratando de assuntos que você não tem conhecimento e simplesmente não tem prazer em exercer a profissão. Sua carreira será fracassada.

Logicamente que o mercado está concorrido. Sim, sabemos disso! Contudo, tentar englobar todas as áreas possíveis a fim de ter um nome sedimentado no mercado não é a melhor escolha. Com o tempo outros colegas seus se destacaram em certas áreas e você não será lembrado como especialista em nenhuma.

Escolher um curso de pós-graduação deve fazer parte do seu plano de carreira. Ele é o foco da sua carreira. Deve ser planejado como o ramo em que você buscará ser reconhecido nas comarcas em que atue. Dessa maneira seu escritório lhe renderá os frutos desejados por muito tempo.

Se o seu objetivo é ter um escritório especializado em diversas áreas, mostra-se de fundamental importância montar uma banca de advogados experts em cada área. Não tente ser um clínico geral se o seu objetivo é ser especialista. Busque sócios para isso. Através de uma sociedade “especializada” o trabalho será reconhecido facilmente.

Outros fatores como administração do escritório, planejamentos, excelente atendimento aos clientes e dedicação na prestação de serviços, são tão importantes quanto à especialização e investimento no seu conhecimento. Todos esses fatores estão intimamente ligados ao sucesso.

Justo por isso que compartilhamos dicas no nosso Blog Jurídico Correspondentes, a fim de manter você profissional sempre atento ao o que o mercado jurídico exige de um advogado.

Portanto, especialize-se em uma área que você será reconhecido pelo seu diferencial. Essa é uma das chaves do sucesso.

Até o próximo artigo.