Trabalho em equipe: como manter a equipe do seu escritório de advocacia comprometida?

Por | 2015-11-05T11:10:31-02:00 5 de novembro de 2015|

Atualmente, o poder de manter uma equipe de trabalho unida e comprometida é a principal característica procurada na figura de um líder, que já não pode se dar ao luxo de ser um simples chefe.

Com o mercado de trabalho concorrido em todos os setores, não basta estar em um cargo de destaque, é preciso corresponder à confiança investida e fazer com que os colaboradores também se sintam motivados. Mas, isso pode ser um desafio para um profissional de Direito nem sempre familiarizado com as noções de liderança.

Dicas para manter a sua equipe de trabalho ativa:

1 – Todos devem compreender as suas prioridades

Se os seus colaboradores não estiverem cientes das principais metas do seu escritório, então, trate de abrir o jogo e colocar todo mundo por dentro das suas prioridades. Mostre onde a sua equipe se enquadra na estrutura da organização e faça com todos se sintam valorizados e tenham motivos para se comprometer também.

2 – Qualifique a sua equipe de trabalho

Se as pessoas do seu escritório não contam com as ferramentas apropriadas ou a qualificação necessária, eles nunca vão se sentir capacitados para alcançar as metas que você definiu. Se os seus colaboradores necessitam de um treinamento extra, uma máquina nova, um tablet ou uma impressora mais potente, agilize dentro das suas necessidades financeiras para que todos saiam ganhando.

3 – Mantenha o planejamento    

Como o planejamento a longo prazo pode ser substituído por necessidades do dia-a-dia ou imprevistos, você vai precisa ajudar a sua equipe. Refaça esses planos e envolva todos para que entendam como devem agir. Coloque a sua equipe de trabalho em funções essenciais para o desenvolvimento e crescimento do seu escritório de advocacia.

4 – Crie objetivos a serem cumpridos

Estabeleça metas razoáveis a serem batidas, seja para cada um ou seja para toda a sua equipe. Esses intuitos podem representar qualquer necessidade que seja de extrema importância para sua equipe e para o seu escritório. Crie objetivos para a sua equipe e deixe que eles entendam o que você espera de cada um.

5 – Seja um líder acessível a sua equipe

Há uma situação no mundo do esporte que serve perfeitamente para exemplificar o trabalho em equipe. Quando um jogador erra um pênalti importante e determina a derrota de sua equipe, geralmente, é defendido ferrenhamente por seus colegas.

Afinal, quando o time ganha, todos ganham e quando perde, todos são responsabilizados. E o técnico, o líder da equipe, compactua com esse pensamento na maioria das vezes. E quando difere e coloca a culpa unicamente em seus atletas, corre sério risco de “perder o vestiário”, ou seja, perder o respeito e a confiança de seus jogadores.

Essa deve ser a mentalidade de um líder. Alguém que está perto de seus colaboradores e acessível para auxiliar quando for requisitado. Especialmente em um período de crise, o líder deve se esforçar ainda mais e trabalhar ao lado de seus funcionários até que o problema seja contornado. Jamais usar a saída mais fácil e se eximir de responsabilidade após alguma frustração.

6 – Comemore as suas conquistas

Quando alguma coisa dá certo, mesmo que seja um passo mínimo, faça questão que a sua equipe saiba que seus esforços fizeram a diferença. Elogiar seus funcionários não custa nada e pode ser até mais eficiente que uma remuneração financeira. Afinal, todo gosta mundo de ter o seu empenho reconhecido.

Como funciona no seu local de trabalho? Qual dessas dicas você acha mais difícil de colocar em prática? Deixe sua opinião nos comentários.