Quem nunca? Erros que todos – ou quase todos – os advogados iniciantes cometem

Por | 2016-01-19T09:30:35-02:00 19 de janeiro de 2016|

O início de carreira é uma etapa bastante desafiadora para um profissional de qualquer setor econômico. Desde um jogador de futebol até um engenheiro encontra dificuldades para se firmar em sua área no começo, por isso, evitar os erros básicos pode ser uma excelente forma de dar o pontapé no sonho de ter um destaque na sua profissão.

E essa pressão se torna um pouco mais elevada quando se trata de um profissional que depende muito da sua reputação. Desta forma, o advogado recém-formado precisa trabalhar pesado e conscientemente para reduzir a chance de cometer alguma gafe nos primeiros trabalhos. Desta maneira, confira a seguir os erros que todos – ou quase todos – os advogados iniciantes cometem:

1 – Ficar esperando por uma oportunidade

Algumas vezes, o jovem se forma no ensino superior sem que tenha tido a necessidade de batalhar por um emprego para pagar os estudos ou mesmo para se sustentar por conta própria.

Sendo assim, o seu primeiro trabalho como advogado será necessariamente o seu primeiro trabalho. No entanto, mesmo que você esteja iniciando ou ingressando no mercado de trabalho jurídico não adianta ficar esperando sentado por uma oportunidade bater a sua porta.

Alguns estudantes podem ter a chance de estagiar ou mesmo encontrar uma colocação ainda no decorrer do curso universitário, mas, a maioria vai batalhar por uma vaga após a formatura e aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Justamente por isso, é de sua responsabilidade correr atrás de um emprego. As suas notas altas, o currículo recheado e até algumas indicações podem facilitar a sua contratação, mas não vão fazer tudo por você. Então, se coloque no mercado e vá em busca da sua chance de brilhar.

2 – Deixar um cliente esperando

Se você não pode ficar esperando por um chamado profissional, também não deve deixar nenhum cliente ou parceiro em potencial esperando em um evento ou reunião de trabalho. Se você combinou algum encontro para discutir planos profissionais seja pontual, educado, ético e objetivo com quem estiver tratando.

A pontualidade é uma das características esperadas por parte de um advogado, sendo assim, jamais se atrase. Mas, caso aconteça um imprevisto, tente avisar a pessoa de um possível atraso ou por um cancelamento necessário da reunião. Não deixe os seus clientes sem nenhuma satisfação.

3 – Não dar sequência a sua preparação  

Quando se forma em uma faculdade, o aluno pode se sentir esgotado pelos anos de dedicação, pela exigência constante de provas e trabalhos e também pela ansiedade em ser aprovado no temido Trabalho de Conclusão de Curso.

No entanto, o jovem não pode se dar ao luxo de parar a sua preparação para o mercado profissional ao ter o diploma em mãos, especialmente, na área jurídica.

O Direito é uma das carreiras mais antigas do país, mas, também é uma das que mais sabe se adaptar aos novos tempos. Por isso, novos nichos e novas exigências surgem todos os dias. Desta forma, o advogado iniciante precisa estar atento às novidades da sua área de atuação e seguir investindo no seu conhecimento.

E você? Já cometeu algumas dessas “gafes”?