3 dicas para você planejar a sua carreira em 2017

Tempo de leitura: 2 minutos

Como acontece em todo final de ano, começamos a pensar nos objetivos e metas para o ano que está chegando. E, para o advogado, é importante pensar em 2017 como um ano de retomada.

Para planejar sua carreira de advogado para 2017, basta analisar o que houve em 2016 e o que você pretende mudar. O ano, certamente, foi duro com muita gente, com lojas e indústrias fechando, muitas pessoas desempregadas e muitos advogados também reclamando sobre a crise.

Mas, agora, começa um novo ano e surgem novas esperanças!

Por que planejar a carreira para 2017?

A resposta a essa pergunta é bastante simples: é preciso que o novo ano sempre seja melhor do que o ano que termina. E, para o advogado, o melhor momento é exatamente este, quando o Judiciário está em recesso e quando ele não tem nada mais a fazer do que pensar.

O objetivo de planejar o novo ano é, antes de tudo, definir uma direção para sua carreira durante o próximo ano. Este é um momento de reflexão, onde você pode discutir novas ideias, encontrar amigos também advogados e conversar com eles, fazer uma avaliação das perspectivas, encontrar novas oportunidades de mercado.

Além disso, você também pode estudar com mais calma o perfil dos seus concorrentes, criar novas estratégicas de marketing e definir objetivos para sua vida profissional.

Desta forma, se você ainda não deu a tradicional parada de final de ano para planejar sua carreira em 2017, está na hora. Pare um pouco, pense como você vai querer estar em dezembro de 2017 e procure as maneiras de chegar até lá, buscando um patamar melhor para sua carreira e fazendo do próximo ano um recomeço, como vai ser para muitas outras profissões.

Veja algumas dicas para começar a planejar sua carreira em 2017:

1. Tenha planejamento para curto, médio e longo prazo

Lembre-se que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo e, principalmente, que não conseguimos realizar tudo o que queremos para nossa carreira em apenas um ano. Ao criar suas metas, pense sempre no longo prazo e estabeleça degraus de curto e médio prazo, sempre direcionados para o seu objetivo final.

Deixe anotado tudo o que pretende conseguir em 2017 e, depois disso, o que seu planejamento pode deixar de alicerce para o ano de 2018. Lembre-se que você está numa escada e cada ano é um degrau a mais para avançar na carreira.

2. Mantenha a disciplina como regra

Já que você estabeleceu o que deve ser feito em 2017, é hora de aplicar a disciplina. Isto é, é hora de cumprir o que você mesmo se determinou. Mantendo a disciplina como regra de vida, torna-se mais fácil atingir suas metas, mantendo um caminho firme e sólido para o seu futuro profissional.

3. Não desperdice tempo

Tempo perdido não pode ser recuperado mais. Sempre que estiver fazendo algo, procure tornar esse algo feito em coisas úteis para sua carreira. Procure agregar conhecimento, pensando que um advogado deve estar sempre em busca de novos conhecimentos.

Tenha seu foco voltado para as metas estabelecidas, conseguindo o conhecimento necessário para alicerçar sua carreira.

Conquiste 2017 para sua vida como um ano de resultados positivos!

5 Comentários


  1. Prezados,

    Gostaria de me apresentar, o meu nome é Isabella Vieira, sou uma representante da empresa Jooble, um motor de busca de empregos em Portugal e no Brasil.

    Gostaria de oferecer uma cooperação para o site de vocês. Dentro dessa parceria vocês poderiam alocar seus banners publicitários no site Jooble absolutamente de graça.
    Em troca nós pedimos que vocês publicam o nosso artígo no site de vocês.
    Poderia me avisar, por favor, se você tem interesse em discutir essa proposta?
    Estou sempre pronta para responder todas as suas perguntas.

    Cumprimentos,

    Isabella Vieira
    Country Manager Portugal & Brazil

    Responder

  2. Muito pertinente. 2017 é sim um ano de recomeços, para todas as carreiras. E para cada advogado em particular, a missão é encontrar uma forma pessoal de colocar em prática uma nova forma de trabalho que se adeque à nova realidade do mercado, que são os clientes em dificuldades financeiras.

    Responder

  3. Excelentes orientações. Nos faz refletir sobre as inúmeras dificuldades que encontramos dia a dia nesta árdua profissão, mormente para os iniciantes.

    Responder

  4. Olá, bom dia. Excelentes as orientações, isto porque, as vezes nos sentimos perdidos dentro dessa grande concorrencia, mormente os pequenos escritórios e os profissionais liberais.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *