Dia da Justiça: homenagem ao Poder Judiciário e aos Advogados

Por | 2017-12-08T15:49:13-02:00 8 de dezembro de 2017|

Hoje, 8 de dezembro, é o dia em que, no Brasil, se comemora a Justiça. A data tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário, além, evidentemente, de todos os profissionais responsáveis pela condução da justiça com imparcialidade.

O Dia da Justiça foi estabelecido através do Decreto-Lei 1408, de 9 de agosto de 1951, sendo considerado feriado em todo o território nacional. Fóruns e ofícios de justiça, portanto, não funcionam.

A data comemorativa também é uma forma de trazer à tona a discussão de valores como ética, cidadania, respeito, compreensão e convivência que, embora sejam valores fundamentais dentro de uma sociedade, precisam da atuação de magistrados, procuradores, advogados e outros profissionais para fazer com que a Justiça seja feita, sempre que necessário.

O Dia da Justiça e a visão de Brasil

A Justiça se apresenta como fator essencial para nossa sociedade, principalmente, nos tempos em que vivemos, com um combate rígido contra determinados setores da sociedade e com o acompanhamento cada vez mais frequente por parte da população.

Entende-se que, de uma forma geral, o brasileiro julgava que o país não tinha qualquer tipo de Justiça, ainda mais quando se tratava de poderosos, os donos do poder.

A visão e a integridade de muitos integrantes da Justiça, no entanto, trouxeram uma nova visão e uma nova perspectiva para o país, colocando no banco dos réus aqueles que se julgavam inimputáveis.

Sem necessidade de mencionar um ou outro desses integrantes, o que o Dia da Justiça pode nos oferecer é a demonstração de que o país está voltando a se pensar como nação, que o brasileiro está se vendo como integrante da sociedade e que podemos vislumbrar no futuro não apenas a silhueta de uma estátua representando a Justiça, mas, sim, de uma estrutura montada para que cada pessoa tenha a consciência de que vive num país que, mesmo ainda com todas as mazelas, carrega dentro de si o melhor senso: o de Justiça.