Todos os anos, pelo menos mais 80 mil advogados ingressam no mercado de trabalho. O grande número de faculdades no Brasil possibilita esse número, embora nem todas possam ser classificadas como instituições de qualidade. A grande quantidade de novos profissionais do Direito cria uma concorrência acirrada.
Mas podemos considerar que há uma disparidade de objetivos dentro esses profissionais. Alguns preferem advogar, outros preferem a carreira no serviço público, existem também aqueles que preferem a docência, ou mesmo outras atividades.
No serviço público, assim como na própria advocacia, existem muitos caminhos. Confira abaixo alguns dos mais procurados.
Cargos públicos mais procurados
O serviço público oferece alguns cargos que atraem a atenção, não apenas pelos bons salários, mas pela possibilidade de desenvolvimento. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:
- Consultor legislativo: uma das mais prestigiadas carreiras, possibilitando ao advogado oferecer seus conhecimentos para a criação de novas leis, entre outras atividades;
- Procurador do trabalho: uma carreira que, nos próximos anos, irá se tornar ainda mais cobiçada até mesmo pela nova forma de legislar sobre as relações trabalhistas;
- Juiz federal: carreira que, além de bem remunerada, oferece grande prestígio ao profissional de Direito, evidentemente, desde que ele se conduza como exigido pela profissão;
- Auditor da Receita Federal: uma das mais cobiçadas por qualquer concurseiro, pois oferece condições de estabilidade e excelente remuneração;
- Oficial de inteligência da Abin: a melhor opção para quem, além de personalidade combativa, gosta de desenvolver o seu lado investigativo.
Além dessas, evidentemente, existem muitas opções, bastando apenas que o candidato possa se mostrar preparado para conseguir aprovação e mostrar suas capacidades, competências e habilidades. Esse é um dos melhores meios para se destacar no mundo jurídico, seja no serviço público ou na prestação de serviços à comunidade.