O que o advogado pode aprender com La Casa de Papel?

Por | 2018-04-06T14:35:14-03:00 6 de abril de 2018|

Hoje foi liberada a segunda temporada de La Casa de Papel. Fique tranquilo, não teremos spoilers! Já na primeira temporada, é possível tirarmos alguns ensinamentos que são extremamente aplicáveis no cotidiano de um advogado. Confira alguns:

Leve o planejamento a sério

O que foi o trabalho de planejamento do Professor, não é mesmo? Ele pensou em cada detalhe e em cada detalhe após cada possível acontecimento. O advogado também precisa fazer isso em toda a sua carreira. E como fez o Professor, o advogado deve iniciar o planejamento bem antes das ocorrências. Mesmo antes de se tornar um advogado, o estudante precisa planejar para alcançar seus objetivos. É preciso planejar os estudos, ter um plano de carreira e depois um planejamento estratégico no escritório de advocacia ou para seu marketing como advogado autônomo.

Dê valor ao trabalho em equipe

Muita gente desconfia que o advogado não tem muita habilidade para trabalhar em equipe. Não compartilhamos muito dessa ideia, mas se for o caso, também pode aproveitar esse ensinamento que La Casa de Papel nos proporciona. Na série, o Professor (depois de todo o tempo planejando) notou que precisaria de uma equipe para realizar seu plano. Então, ensinamento número 1 do trabalho em equipe é: monte uma equipe realmente qualificada para alcançar seus objetivos! Ensinamento número 2: crie e respeite as regras. Para trabalhar em equipe é necessário consenso e regras, mesmo que não formais, para que todos sintam-se confortáveis. Por último, ensinamento número 3: confie na sua equipe e seja confiável a eles também. Em La Casa de Papel, toda vez que um desconfia do outro e entram em conflito, eles perdem força.

Aprenda a lidar com situações adversas

Se você vem seguindo as dicas de planejamento e trabalho em equipe corretamente, vai perceber que por mais que você tenha planejado tudo certinho e montado a melhor equipe possível, tem coisas que vão sair do controle. Em vários momentos vemos situações inesperadas ocorrendo e aí entra a habilidade de cada um para lidar com situações adversas. A Tokyo é o destaque nesse sentido, tanto em criar situações que fugiram a regra, como o relacionamento pessoal que criou com Rio, quanto nas reações rápidas dela que acabam ajudando muito em momentos que exigem improviso, como quando estavam sendo alvejados e ela foi buscar a “solução”. No dia-a-dia do advogado chove situações adversas, seja quando não consegue contato com os clientes, quando perde uma causa mesmo que bem defendida e deixa o cliente insatisfeito. Nessas horas, precisará ter o jogo de cintura necessário.

Saiba revidar em momentos de pressão

Esse item está ligado ao anterior. Muitas vezes a situação adversa pode surgir ou gerar uma de pressão. Mas queremos destacar aqui a necessidade não só de lidar com essa situação, mas também de saber superá-la. Em La Casa de Papel, eles estão o tempo todo sob pressão, dentro e fora da Casa da Moeda. Raquel é um exemplo disso, está pressionada em vários sentidos (questões familiares, relação com os colegas de trabalho e, claro, o sequestro/roubo em si!) e, apesar de tudo, consegue em momentos de muita pressão tomar as providências que sua posição profissional pede. O advogado já escolhe essa profissão sabendo que enfrentará vários momentos de pressão e também precisará superá-las, focando nos objetivos profissionais. E é exatamente esse o tema do próximo item.

Seja profissional, acima de tudo

Sim. Apesar de qualquer planejamento, da sua equipe, das situações adversas ou de pressão, o profissional jurídico precisa estar focado nas suas obrigações, nos seus compromissos com os clientes, com sua equipe e com a sociedade em geral. A ética permeia a profissão do advogado e ele não pode deixar isso se abalar por nada, bem como a entrega nos trabalhos para os quais foi contratado. Nairóbi é o melhor exemplo de como se manter “profissional”, independente das proximidades que ela desenvolveu com as outras pessoas da equipe, ela sempre pondera e analisa antes de tomar suas decisões e apesar de todas as situações que passam, em momento algum, ela deixa que a produção, da qual ficou responsável, seja interrompida e bate recordes e recordes na produção de notas. Além de demonstrar que sabe seguir uma liderança e também liderar.

Dica extra: Não seja um Arturito!

Conte para nós se encontrou outras lições na série! Deixe sua opinião nos comentários.