A importância do Advogado!

Tempo de leitura: 2 minutos

O advogado tem duas datas comemorativas no Brasil: O dia 19 de maio (Dia do padroeiro da profissão, Santo Ivo) e no dia 11 de agosto, data em que o primeiro curso de direito foi fundado no país. Seguir carreira no direito oferece diversas vertentes de trabalho, todas com seu devido reconhecimento, mas a profissão do advogado é essencial para a manutenção da justiça na sociedade. Cabe à atividade advocatícia ser uma espécie de negociadora ou conciliadora, capaz de solucionar conflitos, entre partes opostas de um problema.

É papel do advogado a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente, em meio a uma sociedade que está cada dia mais complexa e burocrática, é preciso que exista um profissional responsável por decifrar o emaranhado de informações que acomete o cidadão diariamente. Além de dar clareza aos problemas, o advogado também faz papel de conselheiro e defensor dos direitos do indivíduo.

O estudante de direito passa cinco anos se dedicando ao bacharelado, ao fim deve ter aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para poder atuar. São páginas e páginas de leis, doutrinas e estudos de jurisprudências que preparam o advogado para cumprir seu papel na sociedade. Ser um advogado competente significa manter-se sempre atualizado e muito bem preparado para atender aos anseios da sociedade, sempre em busca de um mundo justo e legal.

Conforme o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da justiça. Logo, o advogado tem um papel fundamental na formação da sociedade, garantindo seu bom funcionamento, pluralidade e democracia.

O compromisso que o profissional que optou por essa carreira firma com todos os cidadãos é, além de tudo, uma garantia à defesa de todos, por isso deve-se sempre prezar pelo profissional habilitado, dedicado e capacitado para cumprir com toda a sociedade esse papel.

As duas datas comemorativas são mais que merecidas já que, desde os menos experientes até os advogados que já tem um nome fixo no seu ramo de atuação, é preciso constante estudo e atualização legislativa. Assim como tudo na sociedade vai se transformando, dia após dia com novos parâmetros de justiça, todo defensor deve manter-se a par dos direitos do cidadão de forma clara e bem analisada, para assim poder ajudar a criar uma sociedade mais equilibrada.

Muitas vezes a própria opinião pública vira-se contra o advogado, mas como o grande jurista brasileiro Rui Barbosa dizia: Ninguém é indigno de defesa.  Assim como em qualquer profissão, jamais se pode generalizar a classe baseando-se em poucos exemplos de má conduta ante ao papel do advogado.

Por fim é justo afirmar que assim como o médico é responsável por assegurar a vida de um paciente, o advogado também preza pelo bem de terceiros, sempre visando a versão mais clara da justiça.

Parabéns advogados do Brasil que não se deixam corromper pelas adversidades diárias, as burocracias tecnológicas e a corrupção judiciária em nome desta profissão que é uma das mais nobres na garantia da democracia e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

banner-home

4 Comentários


  1. Meus caros, nobres e ilustres colegas, como já diziam os mais antigos, desde os primórdios dos tempos, ” – a advocacia é um sacerdócio…”, sabemos que muitas vezes somos injustiçados e portanto, não reconhecidos pelos nossos clientes mas nem por isso devemos deixar de continuar a nossa jornada pautada na ética, na hombridade, na cordialidade e no conhecimento, pois o nosso juramento foi de praticar e ajudar o exercício da Lei, sendo útil à Sagrada Garantia do Estado de Direito, neste país. Parabéns a todos os advogados não só do Brasil, mas do mundo inteiro.

    Responder

  2. Muito bom esse artigo. Ser advogado no Brasil hoje, é muito difícil, além de sermos um número expressivo, o nosso trabalho não é valorizado. E muitas vezes trabalhamos e nunca recebemos.

    Responder

  3. Eu quero parabenizar o dia do advogados- e advogadas de todo Brasil pelas vossas brilhantes carreiras profissional que vossos trabalhos . continua ajudando a nossa justiça Brasileira- porque sem advogados não tem justiça–que todos tenha grande vitorias em nossos tribunais – sucesso em todas ações judiciarias —-com grande credibilidade – e confianças em todos trabalhos são meus cinceros votos a todos nossos advogados/ CORDIAL Abraços TODOS- ASSINADO -Raimundo Jose Fialho Neto /advocaciapontes fialho–

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *