7 filmes com advogados como protagonistas

Tempo de leitura: 4 minutos

A arte imita a vida ou a vida imita a arte? Independentemente do que vem primeiro ninguém pode negar que as artes representam com extrema credibilidade diversos aspectos do mundo real. E o cinema é uma dessas principais vertentes.

Por isso, se você está sempre buscando por um bom longa-metragem para assistir nos seus momentos de folga, como nesse feriadão, fique atento às dicas a seguir e conheça cinco filmes famosos que tem advogados nos seus papeis principais.

7 filmes famosos protagonizados por advogados:

1 – O Advogado do Diabo

Keanu Reeves interpreta o jovem advogado, Kevin Lomax, que jamais foi derrotado. Em função de sua competência, recebe uma proposta de trabalho irrecusável de John Milton, vivido por Al Pacino, proprietário do maior escritório de advocacia de Nova Iorque.

Aos poucos, Lomax acaba sendo tragado para o mundo de luxo, clientes famosos e grandes escritórios através de John Milton e o jovem profissional não consegue notar os sinais de perigo que começam a surgir em seu caminho.

Confira o trailer de O Advogado do Diabo

2 – O Veredito

O Veredito narra a história de um advogado desacreditado no seu ramo, interpretado por Paul Newman, que encontra uma oportunidade de dar a volta por cima no momento que aceita defender uma vítima de falha médica.

O advogado rejeita qualquer possibilidade de acordo, apesar das enormes quantidades de dinheiro sendo oferecidas para impedir a realização do julgamento e acaba lidando com uma corporação farmacêutica, defendida por um famoso advogado.

Veja o trailer de O Veredito

3 – Questão de Honra

Contendo uma das frases mais contundentes da história do cinema: You can´t handle the truth, em português, você não aguenta a verdade, dita por Jack Nicholson, o filme tem como assunto principal um acidente em uma base militar que levou a morte um soldado.

Esse acidente acaba nos tribunais em função da suspeita de uma punição extraoficial. O personagem de Tom Cruise é o advogado responsável pelo caso e rejeita qualquer tipo de acordo, determinado a descobrir toda a verdade.

Confira o trailer de Questão de Honra

4 – Tempo de Matar

O filme conta a história de uma menina negra de 9 anos que é violentada por dois homens brancos embriagados. Tomado pelo ódio, o pai da garota, vivido por Samuel L. Jackson, assassina os dois agressores. O homem, Carl Lee Hailey, acaba sendo julgado pelo assassinato de dois cidadãos brancos.

Em sua defesa trabalham Jake Brigance (Mathew McConaughey) e a idealista Ellen Roark, vivida por Sandra Bullock. Os dois jovens advogados precisam encontrar meios de defender Carl, ao mesmo tempo em que o julgamento se transforma em uma verdadeira batalha racial.

Confira o trailer de Tempo de Matar

5 – Código de Conduta

O filme conta a história de Clyde Shelton, vivido por Gerard Butler, um homem de família que acaba sendo assistindo os assassinatos da mulher e da filha.

Um dos responsáveis pelo crime é sentenciado somente a 5 anos de prisão por causa de um acordo proposto pelo promotor Nick Rice, vivido por Jamie Foxx, que acredita piamente que é melhor alguma justiça do que a chance de não ter nenhuma.

Uma década depois, o assassino é achado morto e, mesmo sem provas, Clyde é preso pela morte. O objetivo de Clyde é denunciar as falhas do sistema judicial, que possibilita que criminosos sejam liberados ou tenham penas leves. Rice tenta impedir as ações de Clyde, que mesmo preso parece estar sempre um passo a sua frente.

Confira o trailer de Código de Conduta

6 – Legalmente Loira

A comédia narra a mudança radical de vida de Elle Woods (Reese Whiterspoon) ao decidir abandonar Beverly Hills para recuperar o namorado, que decidiu estudar direito em Harvard. Ao longo de sua adaptação da vida universitária, Elle acaba mudando alguns conceitos, assumindo o controle a própria vida e descobrindo que pode ser uma excelente profissional e sem depender mais de ninguém.

Confira o trailer de Legalmente Loira

https://www.youtube.com/watch?v=kCtWLgsudSA

7 – Legalmente Loira 2

Com o sucesso do primeiro filme, Elle Woods volta aos tribunais na continuação, Legalmente Loira 2. Na sequencia, Elle descobre que a mãe de seu cachorrinho, Bruiser, está presa em um laboratório de testes de animais e decide brigar pelos direitos dos animais, mesmo que tenha que arriscar os planos para sua promissora carreira e a preparação do próprio casamento.

Confira o trailer de Legalmente Loira 2

https://www.youtube.com/watch?v=LIe7nzELIms

Qual o seu preferido? Conhece algum outro? Conte para nós!

Escreve artigos sobre a área jurídica? Envie para o Jurídico Correspondentes.

32 Comentários


  1. Acrescento o imperdível: Crime Perfeito e igualmente UM CRIME DE MESTRE. Esse último todos que gostam de direito penal não pode ignorá-lo.

    Responder

  2. Tem ainda O Homem que fazia Chover, A Firma, O Mentiroso…

    Responder

  3. Poderíamos acrescentar “Querem me enlouquecer”, antiguinho, mas muito atual. O abuso de crianças frequentemente começa em casa.

    Responder

  4. To kill a mockingbird…otimo filme baseado no unico livro da Harper Lee em Português “o sol ě para todos”.

    Responder

  5. Para os que gostam de ação tem também “Demolidor” que conta a história de um advogado cego super herói. 🙂

    Responder

  6. o filme “Enri Brockovich”, trata se de uma arquivista de um grande escritorio de advocacia que faz o possivel e o impossivel , so assistindo.

    Responder

  7. ótimos filmes, Parabéns! gosto muito do filme, Justiça para todos. fica a dica!

    Responder

  8. Muito boa escolha. Entretanto, acho que faltou o filme “Gandhi” que também era advogado e ganhou uma causa impossível. Derrotar a toda poderosa Inglaterra e conseguir a Independência de seu país.

    Responder

  9. Vocês podem incluir mais um bem recente nesta lista. A Dama Dourada. Já assistiram? Muito bom.

    Responder

    1. Olá, Lourival. Não comercializamos os DVDs. Obrigado pelo contato.

      Responder

    1. Obrigado, Regina. Pode deixar, continue nos acompanhando. 😉

      Responder

  10. Um ótimo filme, relacionado ao direito é:12 homens e uma sentença.

    Responder

  11. Eu indico o filme O Diabo no Banco dos Réus. Faz uma reflexão bíblica sobre as nossas condutas estruturada em um tribunal. Vale muito a pena assistir.

    Responder

  12. Uma dica de filmes, “A firma”, com Tom Cruise e outro filme muto, “Filadélfia”, com Denzel Whashingon e Tom Hanks.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *