3 conhecimentos que todo advogado de sucesso tem e aplica

Tempo de leitura: 4 minutos

É fato que o mercado jurídico está a cada dia mais concorrido, isso graças à parte financeira que é muito atrativa, além da grande demanda das faculdades em oferecer o curso superior de Direito. Mas, para que você não seja apenas “mais um” neste meio, é importante se destacar e começar a agir agora.

Para ser um advogado de sucesso é imprescindível que conheça e use a Informática, o Marketing Jurídico e a Gestão ao seu favor. Saiba mais sobre esses três pontos que todo o advogado de sucesso deve conhecer.

O advogado de sucesso e a informática

Sem dúvidas a cada dia, a informática vem ganhando e adquirindo mais relevância na vida das pessoas e, principalmente, em muitas empresas. Hoje, sua utilização já é um instrumento de aprendizagem, abre novas oportunidades na vida de seus usuários, além de também ter uma grande importância na organização de empresas, já que é através dela que tudo é resolvido.

Segundo Geraldo Luiz de Moura Tavares, sócio fundador de um dos maiores escritórios de Advocacia do mundo, o Moura Tavares, “A evolução da informática foi fundamental para a transformação do Direito nos últimos 25 anos”. Antigamente exercer a advocacia sem o auxílio de computadores era muito mais demorado, já que todo o material produzido era redigido à mão.

Então o tempo será sempre o maior fator que trará satisfação ao advogado em utilizar a informática em suas tarefas diárias. Outro enorme ganho com a implantação da era digital no setor jurídico sem dúvidas é o acompanhamento dos processos.

A otimização do tempo, que é cada vez mais valioso e também escasso, organização da rotina, estar online para poder atender possíveis solicitações de clientes e, ainda estar sempre atualizado sobre os processos em andamento. Assim, sem dúvidas a informática é essencial para qualquer escritório de advocacia que busca a modernização para que o atendimento ao cliente seja constantemente aperfeiçoado.

Além disso, nos últimos tempos muito tem evoluído em tecnologia na área jurídica. A própria plataforma do Jurídico Correspondentes é uma prova disso. Tendo em vista a agilidade que a evolução da correspondência jurídica traz ao mercado.

O advogado de sucesso e o marketing jurídico

Marketing Jurídico é o conjunto de estratégias de divulgação de atividades usado para poder ampliar as possibilidades de captar novos clientes e, consequentemente, gerar mais negócios para o futuro. Para fazer um bom marketing jurídico e ser um advogado de sucesso, é necessário:

  • Cuidar do aspecto visual – Ter um logotipo elegante para o escritório e, principalmente, feito por profissionais. É essencial para a primeira visão do cliente. Além disso, também é importante ter cartões de visitas, cartas corporativas, selos, entre outros tipos de materiais impressos.
  • Fazer parcerias – Fazer parcerias é indispensável para uma boa exposição e reputação do seu nome e de seu escritório.
  • Trocar recomendações – Recomendação através de colegas de profissão é uma das melhores formas de marketing jurídico. Lembre-se de retribuir essas recomendações.

Saiba que todas as estratégias citadas devem fazer parte do dia a dia de um advogado tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Você pode ler mais sobre Marketing Jurídico neste artigo escrito pela renomada advogada e couch em negócios, Katia Macedo.

O advogado de sucesso e os conhecimentos em gestão

Todo advogado de sucesso deve ter conhecimentos na área de gestão, que é um fator necessário para aquele que busca a todo o momento alternativas que o auxiliem na expansão de sua atividade, ou seja, formas de atrair mais clientes. Todo advogado de sucesso deve ter conhecimento em:

  • Gestão financeira – Essencial para que o advogado possa compreender e controlar os custos, projetar investimentos futuros, alavancar finanças entre outros.
  • Gestão administrativa – Planejar, analisar, gerenciar, fixar e alcançar metas, além, é claro, de conhecer os problemas e solucioná-los, o que faz parte do dia-a-dia da gestão administrativa do advogado de sucesso.
  • Gestão de projetos – Todo advogado de sucesso é capaz de criar e aplicar técnicas e metodologias que tem como objetivo alcançar os alvos e as metas estabelecidas.

É fundamental que um advogado de sucesso tenha o poder de liderança frente às outras pessoas que o rodeiam e possuir uma grande visão sobre tudo o que está relacionado ao seu negócio, para que assim posso buscar a cada dia mais o crescimento da empresa e o respeito junto aos funcionários.

Gostou do artigo? Você já está aplicando essas técnicas em sua vida profissional? 

1 Comentário

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *