Quais diligências os estudantes e os bacharéis em Direito podem realizar?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O estudante e o bacharel em Direito, apesar de não poderem advogar sem a aprovação no Exame da OAB, podem realizar muitas atividades que auxiliam escritórios de advocacia e a área jurídica como um todo.

Atuando na correspondência jurídica ou advocacia de apoio, o profissional, além de adquirir experiência, pode garantir uma renda extra.

Confira abaixo as principais atividades jurídicas que podem ser realizadas por estudantes de Direito e bacharéis:

  • Realizar Cópias
  • Realizar Protocolos
  • Retirar Alvarás
  • Realizar Consultas
  • Elaborar Peças (sob supervisão de um Advogado com OAB)
  • Emitir Guias
  • Verificar Andamentos Processuais

O serviço de Advogado Correspondente pode ser exercido juntamente com a função de estagiário e é uma grande oportunidade para que o estudante de Direito ou o bacharel obtenha experiência e tenha mais renda.

Experimente a correspondência jurídica no Jurídico Certo.

48 Comentários


  1. Saudações a todos! Estou cursando 8º período de direito, mas ainda não tenho a carteira de estagiário da OAB, gostaria de atuar como correspondente, nesse caso é só efetuar o cadastro e aguardar correspondência? Obrigado!

    Responder

  2. Saudações a todos! Sou estudante de direito do 8º período, mas ainda não tenho a carteira de estagiário da OAB. Mas gostaria de atuar como correspondente, nesse caso e só me cadastrar e aguardar solicitações?

    Responder

    1. Ailton, tudo bem?

      Sim, você poderá realizar algumas diligências. Para se tornar correspondente Jurídico, acesse aqui.

      Qualquer dúvida referente a sua adesão, contate-nos via Facebook ou pelo telefone (11) 3509-7408.

      Obrigado.
      Jurídico Certo

      Responder

  3. Olá, estou no 1º período da faculdade e gostaria muito de começar a ter contato com a prática. É possível começar na correspondência jurídica estando no 1º período?

    Obrigado.

    Responder

  4. boa tarde. gostaria de saber é possível tirar copia no balcão, ver andamento, pegar alvará sendo apenas bacharel, nas comarcas do Rio?

    Responder

  5. Como posso me indentificar como correspondente Juridico sem cartão ou carterinha de indentificação.Att Domingos Américo.

    Responder

    1. Faço qualquer diligencia da Sâo Paulo a Região de Sorocaba Boituva , Tatui Porto feliz e demais Cidades. Att. Domingos Américo da Silva.

      Responder

  6. Sou Bacharel em Direito ,Perita Judicial do seguimento Imobiliário, coloco-me á disposição , para Peticionamentos, atuar como Preposto, assistente entre outros…
    sandraconte77@gmail.com

    Responder

  7. Boa tarde
    Sou estagiária, tenho a carteira da OAB, estou no 8º semestre do curso de Direito, já fiz minha inscrição neste site, mas tenho ainda algumas dúvidas:
    Há uma tabela para serviços de correspondentes juridicos? Como consegui-la? Caso algum escritório de advocacia me procure, como devo proceder, para aceitar o serviço e como cobrar. É feito um depósito em minha conta antes da diligência? É pago sómente após o meu cumprimento nas diligências? Devo cobrar além do valor estipulado para o correspondente, as despesas, ou devo incluí-las ? Agradeço atenção

    Responder

  8. Gostaria de saber os valores para os serviços (Realizar Cópias
    Realizar Protocolos, Retirar Alvarás, Realizar Consultas,
    Elaborar Peças, Verificar Andamentos Processuais, fazer carga de processo).

    Pois faço estagio em um escritorio e aparece esses serviço, mas não sei quanto devo cobrar.
    Possuo a carteira de estagiario.

    Desde já agradeço

    Responder

  9. Estou no 7° e NAO tenho a carteirinha da ordem, o que posso fazer atuando como correspondente?
    FIZ MEU CADASTRO, mas nao tem a opcão de gratis 7 dias, como havia dito acima

    Responder

  10. Para protocolar extrajudicialmente (p. ex: fazer um protocolo na SEFAZ) preciso da carteirinha?

    Responder

  11. Olá! Gostaria muito de saber se ao ser aprovado no exame da OAB já me torno um advogado profissionalizado e assalariado? Ainda não iniciei o curso, tenho essa dúvida, o que ocorre após a aprovação na Ordem.?

    Responder

    1. Stephane, após a aprovação e filiação à OAB, você recebe a carteirinha e pode atuar plenamente como advogado. Sobre salário, depende se estará trabalhando em algum local, isso não tem relação com passar na prova – mas é claro que um advogado com OAB tem muito mais chances de conseguir bons empregos.

      Abs!

      Responder

    2. Após a aprovação, na Ordem. você se ajunta a uma legião de estudantes e concurseiros que querem, um lugar ao sol. seja num escritório como a Lilla Ortranto, ou na Magistratura prestando o concurso aproveite o período na faculdade e se ache no direito o que quer desse curso já se perguntou a si mesmo?

      Responder

  12. Eu faço de tudo no escritório. Até limpo o chão, sirvo o café…

    Responder

    1. Consulte a comstituiçao de estagiarios da OAB e vera todas as suas funçoes em um escritorio como estagiario e vera que não consta la que vc deve limpar o chão e serve cafézinho… Procure a empresa de estagios na qual vc comseguil o estagio ou na sua intituiçao de ensino e pesse o ocorrido….e eles vão tomar as medidas cabiveis

      Responder

  13. gostaria de saber se um estudante de direito que trabalha com advogado pode dar recibo de honorarios pagos por uma parte do serviço prestado

    Responder

  14. Olá! Estudante de direito quando realiza diligência através da correspondência e não recebe, quais são os meios legais para realizar a cobrança? Ação de cobrança? Obrigado!

    Responder

    1. Olá, Saulo. Neste caso não podemos intervir. Por isso recomendamos que sempre solicite os pagamentos pela nossa ferramenta Jurídico Pag, que é a forma mais segura de recebimento. Mais informações aqui: https://juridicocerto.com/juridico-pag.

      De qualquer maneira, apenas podemos pedir que nos envie um e-mail para atendimento@juridicocerto.com, explicando isso, para tomarmos ciência do caso e verificar se conseguimos ajudá-lo de alguma maneira.

      Responder

  15. Gostaria de saber se preciso de carteira de estágio pra atuar como correspondente

    Responder

    1. Não, Vanessa. Não é necessário.

      Porém, a carteira de estagiário é importante para outras situações e pode ser útil também num fórum.

      Responder

  16. Olá

    Estou no segundo semestre do curso de direito,e gostaria de saber o que fazer para ser um correspondente juridico..

    Responder

    1. olá pelo que estou pesquisando tem bastante site que da para se cadastrar tem alguns que precisa pagar e outros não,os site que pagam o retorno é bem mais rapido.

      Responder

  17. Gostaria de saber se precisa da carteira de estagiário para ser correspondente jurídico?

    Responder

  18. Sou bacharel e tenho cargo publico que gera o impedimento à advocacia. Digo incomoatibilidade com a advocacia. Neste caso posso ser correspondente

    Responder

  19. Bom dia! Terminei a faculdade, mas ainda não adquiri o diploma de bacharel, pois ainda na fase de entrega de alguns documentos faltantes. Posso ser correspondente?! Quais requisitos, documentos, etc, exigidos??? Sou de Campinas/SP, porém, consigo fazer a região, inclusive Mogi Guaçu/SP e Mogi Mirim/SP, cidade onde minha família exerce a profissão!

    Responder

  20. bom dia,
    sou bacharel em direito, formado em 2013 não trabalhava na área, agora quero atuar, gostaria saber os primeiros passos, a serem tomados
    por exemplo: se eu preciso ir ate OAB para fazer pedido da carteira de estagiário.
    desde ja agradeço a colaboração.

    Responder

    1. Estágio é só para quem está estudando, se você já se formou em 2013, você só pode tirar a carteira de advogado mesmo, após realizar a prova da ordem.

      Responder

  21. Estou cursando o segundo semestre na Estácio. Já posso ser um Jurídico correspondente?

    Responder

  22. O que acontece se eu não responder a diligência solicitada, pois não poderei estar presente na data e horário marcados.

    Responder

    1. Luiz, não tem problema algum. Desde que você não tenha fechado a demanda com o escritório, você pode apenas dizer que não pode atender àquela diligência. Caso já tenha fechado algo, incluindo valores, aí sugerimos entrar em contato com o solicitante para explicar a situação.

      Responder

  23. Sou de pernambuco Carpina, seria trabalhoso morar longe da capital, no serviço de correspondente ?

    Responder

    1. Olá, Diogo. Tudo bom?

      Não, isso não é nenhum problema. Inclusive, os escritórios buscam justamente pessoas de regiões mais afastadas das capitais e quem possam ajudar em diligências nessas localidades. No caso, o Jurídico Correspondentes oferece a opção de vocêscadastrar mais de uma cidade em que atue. Assim, pode ser um correspondente em uma determinada região, em cidades próximas umas das outras, não ficando restrito a apenas uma cidade.

      Se quiser, faça um teste na nossa ferramenta. São 7 dias em que pode utilizar os serviços gratuitamente e avaliar o JC. O cadastro é aqui >> https://juridicocorrespondentes.com.br/como-ser-advogado-correspondente-juridico

      Um abraço!

      Responder

  24. Qual valor a ser pago para fazer parte do Jurídico Correspondentes? Aguardo retorno. Obrigado.

    Responder

  25. Prezados, boa tarde!

    Estou cursando o 9º semestre, já tenho o numero da carteira de estagiário. No entanto, estou trabalhando no momento como moto boy para complementar minha renda, pois estou desempregado a um ano.

    Com a carteira da OAB de estágio, e com uma moto, que me propicia efetuar diversos serviços como: retirar alvarás, tirar cópias, verificar andamento processual, entre outros, com enorme rapidez.

    Quando eu poderia lucrar por semana?

    Responder

  26. Boa tarde, gostaria de ler algo sobre o TCC. estou no 5 período em direito e pretendo começar a escrever a minha monografia no 7 período. vou usar o tempo a meu favor. Ficaria feliz em ler um artigo de vocês aqui. abraços!!!

    Responder

  27. Boa tarde, estou no 5 período em direito, não sou estagiária, ja li no artigo de voces,( que aproveito aqui para parabenizar )que posso ser um correspondente juridico sendo estudante, mas por não estar em algum estágio, eu posso exercer e ser um correspondente jurídico?

    Responder

  28. Olá, sou estudante do 4° semestre, portanto gostaria de saber se há uma exigência específica no que diz respeito ao semestre em que um estudante de direito já poderia atuar como correspondente ? Se Faz necessário o mesmo possuir a carteira de estagiário da oab ? Obrigado.

    Responder

  29. Obrigado pela postagem! Sou estudante de Direito e estava procurando que serviços já posso efetuar! Abraço!

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *