5 regras que um advogado de sucesso nunca quebra

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem algumas regras que um advogado deve seguir se quiser ter sucesso em sua carreira. Não basta apenas que conheça toda a legislação ou tudo que acontece no mundo jurídico. Atualmente, um advogado de sucesso precisa ser mais do que um mero leitor de códigos. Veja algumas regras que, como advogado, você não pode deixar de lado:

1. Manter uma visão empreendedora

O empreendedorismo não é só uma palavra da moda, é uma forma de um advogado de sucesso mostrar o seu diferencial. O advogado deve encarar sua profissão como um negócio de futuro, criando seu planejamento, estabelecendo metas, procurando soluções inovadoras para sua vida profissional.

Atuando como um empreendedor, o advogado precisa manter sua visão nas oportunidades que surgem em sua vida profissional. Assim, não basta apenas correr atrás de grandes negócios, mas sim observar também os menores, aqueles que, mesmo não dando tanto retorno financeiro, possibilitam criar maior projeção sobre o seu nome no mercado.

2. Manter a organização no trabalho

Um advogado de sucesso deve manter o seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, tendo sempre sua documentação em ordem, devidamente classificada, gerando maior produtividade e possibilitando o melhor atendimento aos clientes.

Usar a tecnologia em seu favor é importante: hoje existem diversos sistemas de gestão integrados, que devem ser utilizados para o gerenciamento do escritório, melhorando não só a gestão, mas também o seu tempo e sua rotina.

3. Controlar a inteligência emocional

Para ter sucesso na vida profissional, o advogado deve saber lidar com as próprias emoções, mantendo uma atitude e postura corretas, com completo autocontrole, possibilitando que possa analisar todas as situações do cotidiano e facilitando seu relacionamento com os clientes.

O trabalho de um advogado exige tranquilidade e serenidade emocional, situação em que poderá trabalhar com maior lucidez e racionalismo, já que está trabalhando com questões sempre muito delicadas, que exigem inteligência emocional.

4. Desenvolver a comunicação e o poder de persuasão

O advogado de sucesso é aquele que usa o poder da comunicação e que desenvolve o seu poder de persuasão em seu próprio favor, fazendo com que as pessoas tenham o completo entendimento de qualquer situação.

Usando a linguagem adequada para cada tipo de cliente, o advogado torna-se melhor compreendido e, dessa maneira, transmite a confiança necessária para conduzir qualquer situação.

5. Trabalhar a flexibilidade

Para conduzir qualquer negociação e gerenciar os conflitos que estará enfrentando em todos os processos, o advogado de sucesso deve trabalhar a própria flexibilidade, tornando essa habilidade a sua ferramenta para as negociações necessárias, transformando os conflitos em negociações.

Com essas regras em mente, o advogado conseguirá construir a sua reputação, trabalhando de forma mais transparente e trazendo eficácia aos processos sob sua responsabilidade.

Desta forma, é possível manter um bom relacionamento com os clientes e com os parceiros de trabalho, sendo ele próprio a melhor referência sobre si mesmo.

Saber ouvir, posicionar-se na hora certa e com os argumentos mais apropriados, tornam um simples advogado num advogado de sucesso.

Quais são as suas dicas para um advogado de sucesso? Conte para nós aqui.

9 Comentários


  1. Excelente post e muio útil aos que gostam da advocacia. Realmente é preciso trabalhar nela como uma empresa, precisa pensar fora da caixa e empreender além do básico que é dominar seu nicho de atuação. Se os advogados se apegas apenas nestes 5 regras deste post já terá uma carreira de sucesso, o resto é só manter o foco e consistência, não desistir.
    Ainda, apenas acrescento que o advogado precisa criar o trabalho, abrir o seu caminho e não esperar os tradicionais serviços, quero dizer com isso que o profissional deve fomentar no seu cliente algo que ele nem sabe que precisa, mas quando descobre é com você que ele vai contar para resolver, ou seja, se antecipe aos problemas, não espere o cliente ser processado para defendê-lo, crie um planejamento preventivo para que ele não tenha dor de cabeça e cobre por esta consultoria, com certeza ele será muito grato e fiel a você. Marcio Nobre – http://www.planejadorjuridico.com

    Responder

  2. Como estudante, estou apenas acolhendo informações para ter um suporte equilibrado e enriquecido par o futuro. Vejo que o sucesso vem com o conhecimento e a diplomacia. Não será de um dia para o outro que o sucesso tão sonhado baterá há nossa porta, somos responsáveis pela nossa forma de trabalhar e relacionar parcerias entre profissionais e com clientes, na abertura do dialogo, transparência, e conhecimento das leis. QUERO chegar lá.

    Responder

  3. Sim. Concordo com estes conceitos. Mas existem outros que devem ser agregados ao perfil do “advogado de sucesso”, por exemplo: manter um relacionamento ótimo com instituições; participar delas, eventos, palestras e conferências nas suas áreas de relevância jurídicas, etc.
    Fernando Carrasqueira
    fcarrasqueira@carrasqueiraadv.com.br

    Responder

  4. o sucesso é consequência de um trabalho com amor e transparência.

    Responder

  5. Muito bom o texto! A relação entre cliente e advogado deve ser profissional, porém, alguns clientes não entendem que deve ser assim. É preciso que o advogado partindo de acordo com a deontologia, faça apenas seu trabalho dentro das regras profissionais. O Cliente quer apenas saber que contratou um advogado, mas esquece que numa situação há caminhos a serem percorridos.

    Responder

  6. Muito bom o artigo. Obrigada por nos possibilitar acessar conteúdo de tamanha qualidade.

    Responder

  7. Muito bom, gostei. É assim que tem que ser, senão o sucesso não virá. É muito difícil trabalhar com os problemas das pessoas, pois elas, normalmente ficam ansiosas por uma solução é acham que o advogado pode resolver o caso do jeito que ela deseja e muitas vezes, nem resolver é possível.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *