Para montar o primeiro escritório de advocacia, o advogado deve fazer um bom planejamento. Nesse planejamento o advogado deve estar preparado para não ter qualquer lucro nos primeiros meses de trabalho ou até mesmo no primeiro ano.
Assim, além de sua formação acadêmica como advogado, o novo profissional deve buscar também conhecimentos na área administrativa, algo que a Faculdade de Direito não ensina.
Gestão Administrativa
O advogado pode fazer um curso de gestão administrativa, que é oferecido pela OAB e destinado apenas a escritórios de advocacia, ou mesmo, através de amigos, vivenciar a rotina de escritórios já montados, aprendendo com a prática.
Conversar com profissionais da área administrativa e conseguir ideias também é um ponto importante para se montar o primeiro escritório, buscando conhecimentos sobre formas de tributação e a melhor maneira de se criar a empresa para o escritório.
Além disso, o novo advogado deve ter em mente o seu marketing jurídico, com o objetivo de conseguir os primeiros clientes. Para isso, a indicação de profissionais de outras áreas é essencial, assim como das que possam fornecer indicações.
Ao montar o primeiro escritório é preciso paciência e persistência
Depois de feito o planejamento adequado para a montagem do primeiro escritório, o advogado deve se munir de paciência para ter resultados favoráveis. O primeiro escritório pode ser só dele ou uma sociedade, alternativa que possibilita maior conhecimento e maior dinamismo, o que vai favorecer as chances de sucesso do escritório.
Caso o advogado não tenha experiência em planejamento e em gestão, deve procurar apoio junto a contadores, uma forma que pode ser mais econômica a longo prazo para que obtenha resultados.
Um bom escritório de advocacia não pode prescindir de uma marca própria, mostrando aos clientes as áreas de atuação, tornando-se uma referência na área e buscando a posição de destaque no mercado.
Com o tempo, o novo advogado vai criar uma relação com os clientes que irão diretamente aos resultados que espera do seu novo escritório.
O vetor principal para montar um escritório e alcançar resultados positivos é o trabalho desempenhado junto aos clientes e na sociedade, atuando sempre com ética e transparência.
É o resultado apresentado nos primeiros trabalhos que irão conduzir o seu futuro profissional. Assim, a preparação dos processos, sua organização e detalhamento, a conversa franca e sincera com os clientes, o cumprimento de prazos, serão pontos que irão favorecer a atuação do escritório como uma referência.
Uma vida profissional deve se pautar pela seriedade e pela ética e, desde o primeiro momento, quando o advogado pensa em montar o seu primeiro escritório, deve pensar que será o único escritório em que irá trabalhar durante sua carreira profissional.
Já montou seu escritório? Deixe suas dicas nos comentários.
Está montando o seu agora? Deixe suas dúvidas, então. 😉
Veja mais no Blog:
Como as redes sociais podem ajudar o profissional de Direito?
O relacionamento com o seu cliente vale mais do que um MBA
Cláusulas abusivas nos Planos de Saúde: quais são e o que fazer?