Cuidados burocráticos que um estudante de Direito deve tomar em uma viagem de intercâmbio

Por | 2018-03-14T20:43:48-03:00 11 de maio de 2016|

Ao resolver realizar uma viagem de intercâmbio, o estudante de Direito precisa atender a uma série de requisitos para validar os seus estudos e não ter problemas na comprovação do curso realizado.

Antes da viagem é necessário ter o histórico escolar, fazer a tradução juramentada e enviar o documento à escola em que irá fazer o intercâmbio, lembrando que algumas escolas exigem notas acima de C, exigem que o aluno não tenha sido reprovado nos últimos 3 anos e que tenha inglês entre intermediário e avançado.

A escolha das disciplinas que o estudante de Direito irá fazer é feita na escola, no momento de sua matrícula, já que isso vai depender da quantidade de alunos na turma e de suas notas.

No final do intercâmbio, antes do encerramento das aulas, o estudante deve pedir a emissão do histórico escolar, com as matérias cursadas, a carga horária e a avaliação final. O documento deverá ser enviado ao consulado brasileiro, devendo ser paga uma taxa, que varia conforme o país onde está sendo feito o intercâmbio.

Uma dica importante é fazer uma cópia do histórico escolar no intercâmbio, cópia do cheque de pagamento ou comprovante, verificando se o consulado recebeu a documentação. O endereço deve ser o de residência do estudante no Brasil, para que o consulado devolva a documentação com a sua validação.

Quando receber o documento original, o estudante de intercâmbio deve enviá-lo novamente para tradução juramentada, podendo assim comprovar a obtenção do certificado.

Após ter o documento de conclusão do curso feito no intercâmbio, o aluno deve apresenta-lo junto à sua instituição de ensino para que seja devidamente registrado e conste como parte de sua formação universitária.

Atenção ao escolher a agência de intercâmbio

Além dos cuidados referentes à documentação, para validar os cursos feitos no intercâmbio, o aluno de Direito deve analisar com cuidado a agência escolhida, verificando o contrato em todos os seus detalhes para que não tenha problemas durante a viagem e os estudos.

É importante conversar com outros alunos que já fizeram viagens com a agência para ter maior tranquilidade e segurança no intercâmbio.