4 dicas para definir o tema do seu TCC

Tempo de leitura: 3 minutos

Escolher o tema do trabalho de conclusão de curso – TCC – é um desafio para muitos estudantes de Direito. As opções e áreas de atuação são variadas, deixando a escolha do tema muito ampla. Se você está começando a reta final de seu curso de direito e ainda não sabe o que você irá abordar no trabalho, veja essas quatro dicas para definir o tema do seu TCC.

Dica 1 – Relação com a área de estudo

É comum durante a faculdade e na vida profissional ter uma área que mais agrade. Escolher um tema relacionado com algo que você goste e domina pode ser uma saída para realizar um bom trabalho.

No direito encontramos diversas áreas que você pode escolher, como: antropologia jurídica, direito administrativo, direito ambiental, direito civil, direito empresarial (ou comercial), direito constitucional, direito desportivo, direito da criança e do adolescente, direito da informação, direito do consumidor, direito do trabalho e processual do trabalho, direito eleitoral, direito financeiro, direito internacional privado e público/direito comunitário, direito municipal, direito penal, processo penal e criminologia, direito previdenciário, direito processual civil, direito tributário e direitos humanos.

Para facilitar, você pode descartando as áreas em que você não pretende atuar, assim fica mais fácil decidir por uma.

Dica 2 – Afinidade com o tema

A lista de possibilidades de áreas de estudo é imensa, após escolher uma área é preciso decidir o tema. É preferível que você opte por uma em que tenha afinidade, assim será mais fácil fazer as pesquisas e construir o trabalho.

Durante sua escolha, leve em consideração o professor orientador. Ele precisará compreender da sua área de estudo. Você pode usar como base as aulas que já teve e escolher uma em que você tenha gostado e tenha tido facilidade para compreender o tema.

Outra dica é conversar com o orientador da área de estudo escolhida para delinear melhor o tema e o título de seu trabalho, encontrando algo em que você tenha afinidade.

LEIA MAIS: estudantes de Direito podem ganhar experiência antes da formatura

Dica 3 – Relevância em sua futura área de atuação

O seu TCC não é somente para concluir o seu curso, você poderá começar a sua carreira assim que concluir a faculdade. Por isso escolher um tema que tenha relevância em sua futura área de atuação é fundamental.

Se você pretende atuar na área criminalística, opte por escolher um tema que envolva esse assunto. Mas se você prefere a área empresarial o seu tema deverá envolver o direito empresarial ou comercial.

Vale ressaltar que essa escolha quando bem feita poderá te lançar no mercado de trabalho assim que você tiver sua aprovação na OAB.

Dica 4 – Bibliografia

Para um trabalho bem feito não basta afinidade com o tema, é preciso também uma boa bibliografia para utilizar como base em seus estudos. Certamente você terá uma quantidade grande de obras que poderão te auxiliar na construção de bibliografias, seu orientador poderá indicar ainda mais alguns títulos.

Antes de definir qual será o seu tema, faça um busca prévia sobre a possível bibliografia. Vá até a biblioteca de sua instituição de ensino e veja os livros disponíveis, procure também com colegas de curso ou até mesmo professores. A internet poderá auxiliar nesse momento, mas não se esqueça de verificar se as fontes são confiáveis para utilizar o conteúdo em seu TCC.

Com essas 4 dicas para definir o tema do seu TCC você conseguirá se sair bem, afinal, terá escolhido o tema que mais combina com você!

2 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *