8 frases inspiradoras de famosos advogados

Por | 2018-03-14T20:43:22-03:00 30 de julho de 2016|

Sem dúvida, o Direito é uma das áreas que mais fazem o homem refletir. Exige raciocínio rápido, resposta pronta, que surpreendam o interlocutor de forma que ele também tenha que pensar.

Separamos aqui 8 frases de famosos advogados, que perpassam a inteligência e a capacidade de percepção desses profissionais.

Rui Barbosa

[…] nós juristas, nós os advogados, não somos os instrumentos mercenários dos interesses das partes. Temos uma alta magistratura, tão elevada quanto aos que vestem as togas, presidindo os tribunais; somos os auxiliares naturais e legais da justiça; e, pela minha parte, sempre que diante de mim se levanta uma consulta, se formula um caso jurídico, eu o encaro sempre como se fosse um magistrado a quem se propusesse resolver o direito litigiado entre partes. Por isso, não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele”.

Jânio Quadros

Intimidade demais provoca duas coisas que odeio: filhos e aborrecimentos.”

Tancredo Neves

O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão.”

Henri Marie La Fontaine

O mundo tem fome e sede de paz. Aqueles que podem conseguir isso e que atrasarem sua chegada por pelo menos uma hora ganharão o desprezo dos homens de amanhã.”

José de Alencar

A têmpera d’alma sucede o mesmo que à têmpera do aço; em sendo boa, quanto mais se lhe calca, mais forte ela brande.”

Ulysses Guimarães

A liberdade de expressão é apanágio da condição humana e socorre as demais liberdades ameaçadas, feridas ou banidas. É a rainha das liberdades.”

Emídio Falcão

A primeira lição que uma escola deve oferecer aos educandos e educadores são as suas regras internas de comportamento, as quais devem estar inspiradas na sensatez, na decência e na disciplina moral.”

Hélio Bicudo

[Os migrantes] devem ser respeitados em virtude de sua dignidade enquanto pessoas, muito além do regime vigente ou do lugar onde residem. Seus direitos não derivam do fato de pertencerem a um Estado ou Nação, mas de sua condição de pessoa cuja dignidade não pode sofrer variações ao mudar de um país para outro.“