Fui pego na blitz da Lei Seca. O que devo fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você foi pego na blitz da Lei Seca, em momento algum tente fugir, já que isso poderá trazer consequências bem mais graves. Aceite a blitz, mantenha-se calmo e faça tudo o que lhe for ordenado pelo policial.

Se você tiver bebido alguma coisa, o melhor a fazer é aceitar que foi pego na blitz e atender o que lhe for solicitado pelo policial, com exceção de um detalhe importante: você não é obrigado a soprar o bafômetro. Nenhuma pessoa é obrigada a produzir provas contra si mesmo.

É importante também lembrar que o bafômetro acusa até mesmo o álcool do vinagre da salada que você comeu um pouco antes, se isso tiver acontecido. Negar-se a soprar o bafômetro, portanto, não se configura como crime de desobediência. Se houver qualquer atitude mais rude do policial, é necessário fazer denúncia à Corregedoria de Polícia.

O que prevê o Código de Trânsito?

O Código de Trânsito prevê duas possibilidades para o fato de dirigir depois de beber: a multa de trânsito e crime e, neste caso, as penalidades são bem mais severas. O CTB, no entanto, não estabelece nenhum mínimo de teor alcoólico.

Caso você receba a multa por algum motivo (estar falando mole ou apresentar qualquer sintoma de embriaguez), você pode interpor recurso administrativo, podendo reverter os pontos na carteira e o pagamento da multa que, por sinal, é bem salgada (R$ 1.915,30). Se for multado, poderá perder o direito de dirigir por um ano, terá de passar por reciclagem e muita dor de cabeça.

LEIA MAIS:

Tomou multa e não concorda? Confira seus direitos

Entenda as mudanças no Código Brasileiro de Trânsito

Quem realmente pode aplicar multas no trânsito?

O CTB prevê que embriaguez é crime quando o motorista tiver acima de 6 decigramas de álcool no sangue, ou 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar. Esse caso gera um processo judicial, mas é necessário provas, que podem ser testemunhais.

Caso tenha chegado nesse ponto, poderá ser julgado e o Juiz poderá determinar pena de detenção de 6 meses a 3 anos.

Diante disso, o melhor a fazer é mesmo não dirigir depois de ter tomado alguma bebida. Caso você vá a uma festa e tenha bebido, é melhor guardar o carro, tomar um táxi (ou Uber) e sentir-se livre de qualquer blitz e de problemas futuros.

22 Comentários


  1. Meu marido foi pego na lei seca, ele tomou uma cerveja e falou para o fiscal, então fez o bafômetro e acusou 10, depois de 30 min fez novamente e acusou 9. Como o carro estava tudo certo mandaram chamar um condutor, recolheram a carteira dele por 24hrs, ele vai pagar uma multa de 2. 900 e vai perder a carteira. Gostaria de saber se tem como se livrar de ter a carteira suspensa por 1 ano, se é possível recorrer?!

    Responder

  2. há 3 anos atrás (dez 2014) fui parado pela primeira vez na lei seca. fiz acordo pra comparecer ao forum por dois anos.
    esse ano(agosto/2017) aconteceu novamente, me tornando reincidente na lei seca(fiz o teste do bafômetro, embora não estivesse embriagado, o teste deu acima do permitido), apreenderam o carro minha carteira e fui detido até pagar uma uma fiança de R$ 700,00.
    e agora ? O que acontece no dia da audiência ? existe opção de algum acordo ? o que pode acontecer ?ia ? existe opção de algum acordo ? o que pode acontecer ?

    Responder

  3. há 3 meses atrás bati meu carro, então fui solicitado a fazer o bafômetro, que acusou ingestão de bebida alcoólica, então tive que pagar fiança na delegacia, devolveram minha cnh.

    E agora o que pode acontecer?

    Responder

  4. Boa noite.

    Fui parado na blitz e tinha ingerido bebida alcoólica e recusei fazer o teste do bafômetro e ele pediram pra chamar alguém ai meu irmão véi pegar o carro..tomei a multa e levaram minha CNH e eles falou que durante 7 dias pra min ir buscar no Detran ai se passou e fui pegar
    Mas ai assinei um papel la..
    O que vai aconteceu alguém explica?
    Obg.

    Responder

  5. Fui parado em uma blitz da lei seca e aceitei fazer o bafômetro na hora, pois bem, não tinha bebido nada de álcool, após ter feito o teste esperei por cerca de uns 10 min até me chamarem e avisar que o teste deu positivo em 0,08, pedi que repetissem o teste pois não havia ingerido bebida alcoólica, então me negaram o exame novamente alegando já ter efetuado a autuação no sistema que era irreversível, insistir mais uma vez para refazer o teste e eles se negaram com tom de ignorância me chamando de infrator e dizendo que fosse atras de recurso. Ainda fiquei lá por alguns minutos mas ninguém mais me deu conversar alguma. Agora vou entrar com recurso pra ver se consigo anular essa infração, mas mesmo assim fica a dor de cabeça e o tempo desperdiçado com a falta de caráter e despreparo dos envolvidos.

    Responder

  6. Meu filho foi pego em uma Blitz, Fez o Bafômetro com grau de 0,27 Sendo tolerável até 0,23, passou o carro para a esposa e seguiu sem a CNH, pediram que retornasse no outro dia para retirar a CNH no posto da policia rodoviária onde ocorreu a blitz, assim foi feito, compareceu no outro dia, assinou a multa e retirou a cnh que tem validade até 2022, o que pode ocorrer agora.

    Responder

    1. Boa tarde

      Fui parado na blitz e tinha ingerido bebida alcoólica e recusei fazer o teste do bafômetro e ele pediram pra chamar alguém ai meu irmão véi pegar o carro..tomei a multa e levaram minha CNH e eles falou que durante 7 dias pra min ir buscar no Detran ai se passou e fui pegar
      Mas ai assinei um papel la..
      O que vai aconteceu alguém explica?
      Obg.

      Responder

      1. O que aconteceu? Me adiciona no whatsapp por favor e responde 13996057187

        Responder

    2. Meu marido foi parado da blitz da polícia federal e fez o teste do bafômetro e acusou ter bebido o policial pediu para pegar a carteira amanhã no posto da polícia o que acontece agora ele vai perde o direito de dirigir por 12 meses ou tem prazo menor.

      Responder

  7. Bom dia fui pego no bafômetro já cumpri prosseso administrativo do Detran esse mês tenho minha audiência judicial o que pode me acontecer posso ser preso?por favor me dem uma luz estou preocupado

    Responder

  8. fui pego com o veículo atrasado e meu filho de um ano no colo da mamãe.
    recolheram o documento e fui notificado,só que perdi a notificação o que faço neste caso?

    Responder

  9. Fui pego hj na blitz após ter bebido 3 latas de cerveja e deu 17 miligramas e não assinei a agente falou que eu poderia pegar minha habilitação no Detran e agora? Será que perdi minha habilitação me ajudem pfv

    Responder

  10. Oi eu havia bebido uma lata de cerveja e fui parado em uma blitz com meu carro
    Recusei o bafômetro e guincharam meu carro sem dar chance de eu acionar alguém pra conduzir pra mim e apreenderam documento do meu carro e minha habilitação
    O policial disse que eu iria pagar 900 reais de multa e assinar um termo para a habilitação isso procede?
    O que eu faço?

    Responder

  11. Continuando… Fiz todo o procedimento, fui na delegacia, fiz o exame de urina e sangue. O resultado negativo claro.

    Responder

  12. Boa noite pessoal!!!

    Meu nome é José sinilo e fui pego na lei seca sendo que não bebo a quatro anos e acusou 0,05. No mesmo momento expliquei ao polícial o que tinha comido e bebido, ( café, leite,Coca-Cola, suco de maracujá e tomei uma sopa e disse que na sopa poderia conter vinagre; estava tbm com um GELIS de eucalipto na hora que assoprei.
    Minha indignação é a seguinte: pedi ao polícial para refazer o teste ele me respondeu que não seria possível porque estava obedecendo ordens.
    O clima estava complicado… Sou motorista uber e ainda estava com cliente no carro.

    Obrigado pela atenção!!!

    Responder

  13. Bom meu pai foi parado mais meteu o pé não quis parar e anotaram a placa, pois então o que deverá acontecer com o proprietário da moto ? E qual deve ser o valor da multa ?

    Responder

  14. Tem que tomar cuidado com os artigos mal escritos e, principalmente, com as orientações equivocadas. Recusar-se a fazer o teste do etilômetro, de fato, não configura crime, mas é infração administrativa cuja revisão (por meio de recurso ou ação autônoma) é dificílima, quiçá impossível.

    Em outras palavras: não soprou? Suspensão do direito de dirigir, além de multa pesada.

    Responder

    1. Condordo ! O artigo está incompleto e pode causar erros de interpretação; ou seja não é tão simples assim ! Aconselho a republicação do artigo com maiores esclarecimentos.

      Responder

    2. Neste caso o bom então é que as pessoas parem de beber bebida alcoólica e passem a usará cocaina, maconha , craque , assim nao ira acusar nada no bafômetro.

      Responder

  15. Olá,

    Mas ouve-se tanto falar que se a pessoa recusar a soprar o bafômetro o policial pode multar da mesma forma, ou conduzi-lo até a delegacia onde fará uma perícia e até exame de sangue. Isso pode ocorrer mesmo? O condutor é obrigado?

    Obrigado!

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *