Aposentadoria para autônomos: quais as diferenças?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das saídas que o desempregado encontra para continuar contribuindo com o INSS e garantir sua aposentadoria nos prazos limites estabelecidos pela Previdência Social é contribuir como autônomo.

Ao contribuir como autônomo, contudo, é necessário que o recolhimento não seja esquecido em qualquer mês. Basta se inscrever no INSS como contribuinte individual e fazer o recolhimento das contribuições nos períodos em que o trabalhador não tiver carteira assinada.

Como contribuir para o INSS como autônomo

Um trabalhador autônomo tem duas formas de contribuir com o INSS: recolhendo o valor de 11% sobre o salário mínimo, ou recolhendo pelo teto do salário de contribuição, com 20% sobre o salário acima do valor do salário mínimo.

O trabalhador que faz a opção pelo valor menor, só poderá se aposentar por idade, ou seja, é necessário contribuir por pelo menos 15 anos, se quiser receber o benefício após 60 anos (para mulheres) ou 65 anos (para os homens).

Quem faz a opção para recolher sobre 20% da renda poderá se enquadrar na aposentadoria por tempo de contribuição, ou seja, poderá usar a Fórmula 85/95, ainda em vigor, ou o fator previdenciário.

O processo de inscrição como autônomo é bastante simples. O trabalhador deve fazer a sua inscrição no PIS – Programa de Integração Social, e escolher o tipo de contribuição, preenchendo a GPS – Guia de Previdência Social e fazer o recolhimento todos os meses. Esse recolhimento pode ser feito com atraso, desde que pagando a multa e os juros.

LEIA MAIS:

Chegou a hora de pedir aposentadoria. O que devo fazer?

Aposentadorias especiais: quais atividades têm direito?

Em que situações posso sacar meu FGTS?

No caso de recolher os 11%, a aposentadoria não passará do valor do piso, um salário mínimo. Para se aposentar com o benefício máximo é preciso contribuir com o teto, 20% da renda. Para o cálculo da aposentadora serão descartadas as menores contribuições e consideradas as maiores.

É importante salientar que a guia de autônomo só pode ser feita para quem trabalha por conta própria, prestando serviços para pessoa física. A inscrição é feita como contribuinte individual no INSS e os valores podem mudar conforme o tipo de contribuinte que o trabalhador seja.

Destacamos ainda que o contribuinte individual é diferente do Microempreendedor Individual, o MEI, que paga também o INSS, mas através de outras regras. O pagamento da contribuição está Inserido no valor mensal que todo MEI recolhe.

14 Comentários


  1. Oi tenho 35 anos nunca paguei o INSS
    Tô trabalhando por conta própria será que se eucomeçar a pagar agora ainda vou conseguir me aposentar um dia?

    Responder

  2. Tenho 62 anos e faltam 1 ano para 15 de contribuição qual será a regra para me aposentar?

    Responder

    1. Tenho 68 anos de idade, comecei a contribuir como autônomo (dona de casa/código 1490) com 11% sobre um salário mínimo a partir de outubro de 2010. Minha expectativa era me aposentar em outubro de 2025, com 15 anos de contribuição. Com a reforma da previdência, terei que pagar pedágio e caso tenha, seria de quanto tempo?

      Responder

  3. Tenho 53 anos e já tenho 31 anos de contribuição de autônomo já tenho direito a me aposentar

    Responder

    1. Tenho 56 anos de idade e 29 anos e 5 meses de contribuição, somando 85 e 5 meses já posso pedir minha aposentadoria?

      Responder

  4. Tenho 57 anos tenho 16 anos de contribuição . Quando vou sposentar?

    Responder

    1. tenho 47 anos e 18 anos de contribuiçao individual,quando poderei me aposentar.

      Responder

  5. Tenho 51 anos fiz agora em 29 de março, gostaria de pagar INSS autônomo,ou seja, gostaria de ter um benefício após os 60 anos. Como poderia fazer e como pagar. Gostaria que me ajudasse também em como pagar alguns anos atrasados, como por exemplo uns 4 a 5 anos.sou. sou dona de casa e ajudo a minha filha na farmácia dela,mas sem remuneração. Qual caso seja mais apropriado para mim.

    Responder

    1. tenho 57 anos e contribuo como autonomo ha 5 anos,e tenho registro na carteira 5 anos quando vou poder aposentar?desde ja obrigado

      Responder

  6. Minha mãe tem 50anos e tem 15 de contribuição ela ja tem direito a aposentadoria?

    Responder

  7. Tenho 55 anos e 3 meses de idade e contribuo como autônoma há mais de 25 anos? já posso receber minha aposentadoria para comprar meus remédios? Tenho medo de bater a caçuleta e não ver essa abençoada quantia!!!!!

    Responder

  8. Tenho 58 anos e 4 meses de idadeContribuo como autonoma a 12anos e 5 meses.Quando completar os quinze anos de contribuição terei direito a aposentadoria por idade, segundo as novas regras de Michel Temer?

    Responder

  9. Boa tarde.
    Pago INSS Autônomo, código 1163, srm comprovação de renda, para minha cunhada.
    Neste ano ela completará 60 anos.
    No caso, ela já pode requerer aposentadoria?

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *