Saiba como conciliar trabalho e estudo para o exame da OAB

Tempo de leitura: 6 minutos

Estudar para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) exige muita dedicação e planejamento, principalmente para os que trabalham.

A rotina profissional e os compromissos pessoais fazem com que o candidato precise se esforçar bastante para conciliar trabalho e estudo.

Se não houver foco na preparação, a possibilidade de ser reprovado é muito alta. Isso porque a prova tem um conteúdo bastante amplo, o que dificulta bastante a missão dos que têm pouco tempo para assimilar todas as matérias.

Com a intenção de ajudá-lo a passar no Exame da OAB, vamos apresentar, neste post, dicas para usar o tempo disponível como aliado para um bom estudo. Confira!

Faça um cronograma

A primeira recomendação é elaborar um cronograma para ajustar a preparação com as demais tarefas do cotidiano.

O planejamento é muito importante para o candidato se organizar e acompanhar o andamento da preparação.

Por isso, tente priorizar as disciplinas que tem mais dificuldade de reter o conteúdo. Dedique um maior tempo para elas. Assim, você terá mais condições de eliminar dúvidas e de revisar os assuntos mais complicados.

O plano pode ser semanal ou mensal, mas é ideal procurar sempre seguir a meta estipulada para não haver atrasos na preparação.

Escolha um bom lugar para estudar

Não tenha dúvida de que a organização é um aspecto essencial para o candidato ser aprovado no Exame da OAB. Porém, assimilar o conteúdo de cada matéria não é uma missão fácil, porque é preciso unir planejamento e bom senso.

Portanto, o indicado é se preparar num local onde você não vai perder a concentração com facilidade. Evite, ao máximo, utilizar aparelhos eletrônicos (televisão, celular, notebook, entre outros) durante o horário de estudos.

Para os que têm filhos, uma boa alternativa é estudar quando as crianças estão dormindo ou fora de casa. Dessa maneira, você vai evitar o desgaste emocional e terá um desempenho melhor.

Procure ter um grupo de estudos

Muitos candidatos preferem estudar sozinhos. Mas saiba que mesmo com uma rotina bem apertada, é possível fazer parte de um grupo de estudos. Atualmente, vários aplicativos ajudam a conciliar o trabalho com uma boa preparação.

Se tiver amigos com o objetivo de passar na OAB, aproveite o potencial do WhatsApp para trocar informações. Além de obter mais conhecimento sobre as disciplinas, o candidato ficará mais atento ao que pode ser cobrado no exame.

Com a ajuda dos colegas, é possível também receber boas dicas para conciliar os deveres profissionais com os pessoais. Inegavelmente, isso ajuda a ter uma excelente preparação.

Reconheça os próprios limites

A humildade e o bom senso são primordiais para um candidato. Não adianta seguir um cronograma de estudos, caso não esteja assimilando o conteúdo devidamente. É necessário montar um planejamento adequado com a sua capacidade de apreender o que será exigido na prova.

É um erro grave estudar quatro horas por dia, quando você pode ter um bom desempenho por somente duas horas. O cansaço e a falta de atenção são inimigos mortais para os que estão se preparando para qualquer tipo de avaliação.

Procure dormir bem e estar relaxado. Assim, você evita o estresse e fica mais disposto para compreender as informações e eliminar as dúvidas.

Opte por métodos alternativos para conciliar trabalho e estudo

Imagine que você costuma ir de ônibus para o seu trabalho. Nas grandes cidades, as pessoas perdem muito tempo no trânsito. De que maneira é possível usar essa situação a seu favor? Uma boa resposta para essa pergunta é escolher outras formas de estudar com qualidade.

Uma delas é ouvir áudios ou assistir a vídeos sobre as disciplinas que serão exigidas na prova da OAB. Na internet, é possível baixar muitas aulas que apresentam um conteúdo atualizado e de fácil compreensão. Ou se você estiver fazendo um curso preparatório online, aproveite esse tempo “perdido” para ver as aulas.

Outra dica é aproveitar os mapas mentais. Eles trazem os principais tópicos de uma matéria de forma bem resumida. Além disso, podem ser acessados num smartphone ou em outro dispositivo móvel. Perceba que a tecnologia pode ser uma grande aliada na sua preparação.

Administre os momentos de lazer e a alimentação

Em alguns momentos, é complicado resistir a um convite de um familiar ou amigo para uma festa ou uma simples confraternização num restaurante.

Contudo, para passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é necessário, em algumas oportunidades, deixar de participar de eventos sociais. Em geral, os encontros com parentes ou colegas são promovidos nos finais de semana, quando o candidato tem mais tempo para estudar.

Nessa situação, é preciso analisar o que fazer com muito cuidado. Se for uma ocasião bastante especial (aniversário dos pais ou de um grande amigo), vale a pena prestigiar, desde que não prejudique, de maneira considerável, o seu planejamento de estudo.

Outra preocupação importante é com a alimentação. No dia a dia, tenha horários fixos para as refeições e não seja vítima da gula. Dessa forma, você terá mais facilidade de compreender os conteúdos das disciplinas.

Faça um curso a distância

A correria do cotidiano dificulta bastante frequentar um curso preparatório na forma presencial. Além do trânsito, cuidar de casa e fazer outras tarefas (ir ao supermercado, ajudar os filhos com os deveres da escola, por exemplo) acabam tornando quase inviável um compromisso diário com essa modalidade de cursinho.

Para não enfrentar esse tipo de problema, a recomendação é fazer um curso online. Nele, você pode fazer as aulas quando tiver tempo e em qualquer lugar com acesso à internet. Outra vantagem é que o investimento, em geral, é mais baixo do que na modalidade tradicional.

No preparatório a distância você pode rever uma aula diversas vezes, o que contribui para reter conhecimento.

Dependendo do curso, também é possível participar de fóruns com professores e outros alunos. A medida ajuda a trocar informações e a tirar dúvidas sobre temas que podem ser cobrados na prova.

As comodidades de um cursinho online possibilitam o candidato a ter menos dificuldades para conciliar trabalho e estudo.

Gostou das dicas? Então conheça um pouco mais do Saraiva Aprova e veja como é possível conciliar sua rotina!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *