Como ter uma gestão eficaz de recursos humanos no meu escritório?

Por | 2017-11-13T18:05:39-02:00 13 de novembro de 2017|

Conseguir uma gestão eficaz de recursos humanos dentro do escritório não é apenas direcionar os problemas para o departamento de RH. O setor de RH somente é responsável pelos trâmites burocráticos, já que a gestão deve ser feita pelo profissional diretamente ligado aos funcionários.

Para conseguir bons resultados com a gestão de recursos humanos, influenciando positivamente nos negócios do escritório é preciso pensar estrategicamente no direcionamento das atividades, proporcionando melhor conexão entre as pessoas e trazendo maior produtividade para o estabelecimento.

A gestão de recursos humanos deve ser, portanto, um dos pilares para que os funcionários sejam mais colaborativos, mantendo-se motivados e produtivos e oferecendo os resultados esperados.

Responsabilidade na gestão eficaz de recursos humanos

Ainda existem empresas onde os gestores não se colocam como os principais responsáveis pela gestão do capital humano. O capital humano do escritório são as pessoas, que devem ser consideradas como bens preciosos para a empresa.

Quando o gestor se coloca como diretamente responsável, as pessoas utilizam melhor suas habilidades e competências, buscando sempre aprimorar a qualidade de seus serviços. O setor de Recursos Humanos, dessa forma, atua mais como um apoio, trazendo soluções burocráticas, enquanto que o gestor direciona as pessoas.

Entendendo que as pessoas são o ativo mais importante do escritório, cria-se condições para que elas possam se dedicar com mais afinco, eliminando as barreiras que impedem melhor desempenho.

O gestor que não encara seu capital humano como ativo do escritório, irá criar uma péssima influência para o clima organizacional da empresa, tornando-se um mau exemplo para seus subordinados. Quando existe o reconhecimento e a valorização, consegue-se maior engajamento por parte de todas as pessoas.

O administrador do escritório, para conseguir uma gestão eficaz de recursos humanos, deve descobrir os talentos de cada subordinado, encontrando os meios para que cada um possa desenvolver suas capacidades.

A melhor forma de gerenciar recursos humanos é estabelecer uma dinâmica no escritório para fazer com que esses talentos sejam revelados e melhor aproveitados. Se o escritório pretende ter profissionais produtivos, motivados e fidelizados, o gestor deve implantar uma cultura organizacional de valorização das pessoas.

Quando o gestor adota essa atitude proativa, cada subordinado, por si só, se prontifica a mostrar o que de melhor possui, aprimorando seus conhecimentos e buscando soluções que tragam mais eficiência ao escritório.

Assim, com cada gestor de equipe se tornando o gestor de recursos humanos, o escritório terá maior produtividade, com cada pessoa utilizando melhor o seu tempo e se disponibilizando para tarefas mais complexas.

Liderança na gestão eficaz de recursos humanos

Quando o gestor não toma a atitude de se aproximar de seus subordinados, não existe qualquer ferramenta de recursos humanos que possa resolver o problema. O clima organizacional não encontra equilíbrio e a produtividade do escritório segue um caminho decrescente, sem qualquer envolvimento por parte dos subordinados.

A gestão eficaz de recursos humanos é alicerçada com o compromisso do administrador para com seus subordinados. Gerenciar pessoas deve ser sua principal atividade, conhecendo mais a fundo a capacidade de cada um e direcionando tarefas de acordo com as competências e habilidades.

Através dessa visão, o escritório irá conseguir manter o melhor clima organizacional, estabelecer confiança entre subordinados e supervisores, encontrar um caminho que leve aos objetivos finais da organização e trazer maior produtividade para todas as atividades exigidas.

Vale ainda lembrar que, dessa forma, o clima organizacional transcende os limites do escritório, influenciando também os clientes que, certamente, são a maior razão para a existência do escritório.