Advogado indiano quer processar WhatsApp

Por | 2018-03-16T13:19:35-03:00 23 de janeiro de 2018|

Na Índia, um advogado está ameaçando processar o aplicativo WhatsApp por um motivo que pode soar hilário: por causa de um emoji com o dedo do meio levantado.

Segundo ele, o emoji, além de ser ofensivo, é um gesto altamente agressivo, obsceno, lascivo e invasivo. E essa agressividade faz com que seja considerado ilegal, já que, de acordo com as leis da Índia, fazer gestos obscenos e lascivos para mulheres é crime.

O advogado, Gurmeet Singh, deu curto prazo ao WhatsApp antes de tomar providências legais. Caso ele leve adiante o processo deve chegar à Justiça e, provavelmente, ser julgado pela Corte Internacional de Haia.

Esse caso repercutiu bastante na mídia de todo mundo e foi publicado, inclusive, no Portal Exame.com.

Essa questão é interessante para lembrarmos o quanto o mundo globalização e informatizado pode tornar as diferenças culturais ainda mais evidentes. É um fato que deve nos manter alerta, uma vez que até mesmo um simples gesto pode ofender qualquer pessoa de uma cultura que não conhecemos.

Algo que pode se tornar complicado é quando exigimos que outras pessoas respeitem costumes de tradições que lhes são estranhas, ou seja, correndo o risco de cair no autoritarismo. Neste caso, a atuação do advogado e da justiça pode ser crucial para manter controle.

Curiosidades: gestos culturais indianos que nos soam estranhos

O interessante dessa história é que a Índia é um país no qual os gestos, muitas vezes, são mais importantes do que as palavras. Por isso, por exemplo, eles mantêm os mudras, que são selos, gestos ou marcas únicos para o hinduísmo e para o budismo, as culturas predominantes da Índia. São 500 significados diferentes que podem ser comunicados pela forma como uma pessoa mexe com as mãos e os dedos.

De acordo com a cultura indiana, os movimentos permitem que uma pessoa possa controlar sua energia vital e focar sua atenção em direção a um objetivo determinado. Os mudras, dessa forma, são vistos em pinturas, em danças, em estátuas, em peças de teatro, durante a prática do ioga e da meditação.

Além dos gestos, há atitudes indianas que a brasileiros podem soar estranhas, como  o fato de ser quase impossível encontrar por lá casais de namorados andando de mãos dadas ou se beijando em público. Por outro lado, é bastante comum ver dois homens de mãos dadas, sendo lá um sinal claro de que são amigos.