Advocacia Trabalhista: estratégias para conquistar clientes neste segmento

Por | 2018-05-02T12:26:59-03:00 2 de maio de 2018|

A advocacia trabalhista, depois da reforma promovida pelo governo, deve ter como objetivo principal esclarecer um possível cliente sobre as novas condições estabelecidas. De acordo com a reforma, se um empregado entrar com qualquer ação e seu pleito não for atendido na Justiça do Trabalho, ele é quem vai arcar com as custas do processo. Além disso, também será o responsável pelo pagamento de honorários de sucumbência, no caso de perder uma ação total ou parcialmente.

Com as novas regras impostas pela reforma trabalhista, os processos na Justiça do Trabalho tiveram uma grande redução nesses primeiros meses e, para um advogado conseguir conquistar clientes no segmento deve encontrar novas estratégias.

Presença no mundo digital na advocacia trabalhista

Uma das principais estratégias é explorar bem as ferramentas proporcionadas pela tecnologia. Ter um blog ou site e utilizar técnicas de marketing que sejam permitidas pelo Código de Ética da OAB são fundamentais.

Com a criação de um blog, por exemplo, o advogado trabalhista pode postar conteúdo relevante, que informe seu público-alvo sobre todo e qualquer assunto referente à Justiça do Trabalho e, principalmente, com relação às alterações ocorridas com a reforma trabalhista. Ao criar e manter um blog para a advocacia trabalhista, é importante que o advogado faça postagens periódicas. Essa é uma forma de publicidade que atinge não apenas o usuário, mas também outras pessoas, gerando uma informação boca a boca, que sempre oferece bons resultados.

É importante destacar que, para conseguir um público-alvo definido, o advogado trabalhista precisa estar bem posicionado para poder impulsionar o seu escritório. Por esse ângulo de visão, os artigos devem ser voltados especificamente para a advocacia trabalhista, com uma linguagem de fácil entendimento e um blog responsivo, que possa ser acessado por qualquer dispositivo. Já falamos sobre técnicas de SEO na advocacia por aqui. 😉

Newsletters e e-mail marketing enviados por advogados

A presença online em um blog sobre advocacia trabalhista vai possibilitar que o advogado possa reunir um banco de e-mails e poderá enviar, também periodicamente, newsletters, atraindo mais público para suas publicações.

Obedecendo o Código de Ética da OAB, o advogado tem toda a liberdade para trabalhar com e-mail marketing, desde que não divulgue preços ou que faça promoções mercantilistas, mantendo a dignidade e a ética de sua profissão.

Palestras sobre advocacia trabalhista

Outra boa estratégia a ser aplicada é a promoção de palestras sobre a legislação trabalhista. As pessoas sempre estão buscando informações e nem sempre podem contar com um advogado para esclarecer suas dúvidas.

Evidentemente, essas palestras devem ser gratuitas, já que se trata de uma estratégia de marketing para o advogado.

Informatizando o escritório de advocacia trabalhista

Além da presença online e das palestras, o advogado trabalhista deve ter um sistema informatizado para facilitar o seu trabalho e disponibilizar tempo para outras atividades.

Com o escritório informatizado, o advogado poderá manter o registro e o acompanhamento de todos os atendimentos e processos, gerenciando também todas as áreas de seu escritório de forma integrada, podendo acessar as informações através de computador ou de dispositivo móvel.