Como colocar em prática o que vê nos eventos jurídicos?

Por | 2018-05-21T17:49:22-03:00 21 de maio de 2018|

A necessidade de se manter atualizado faz com que o advogado participe dos mais variados eventos jurídicos, como seminários, mesas redondas, palestras e workshops, por exemplo. Felizmente, o próprio mundo jurídico oferece muitas oportunidades para que o profissional possa se aprofundar sempre mais. Além de atualização, esses eventos possibilitam aos advogados conhecer novas pessoas, fortalecendo o networking e garantindo bons contatos profissionais.

Os eventos jurídicos não devem ser vistos como obrigação pelo advogado, mas sim como uma oportunidade de desenvolvimento e de crescimento em sua carreira. Portanto, trata-se de um investimento que vai servir para melhorar a condução de suas atividades, colocando em prática o que foi aprendido. Por isso, o advogado deve participar de eventos, lembrando que, mesmo que não seja de sua área específica, qualquer conhecimento adquirido irá servir, em um momento ou outro, para ajudar na condução de seus processos.

Um profissional do Direito, diante de tanta concorrência no mercado, sabe que precisa se manter atualizado e deve saber usar o conhecimento que está conseguindo para se destacar entre os concorrentes, principalmente quando está em início de carreira, quando é essencial se qualificar e demonstrar sua qualificação. Um advogado que já tenha experiência e mais tempo na profissão também deve sempre buscar mais conhecimentos e atualização.

Colocando em ordem os conhecidos dos eventos jurídicos

Um aprendizado já adquirido: não confie na memória.

Muitas vezes, algo fica gravado e perdido no emaranhado de coisas que precisamos lembrar e podemos perder tempo com o resgate de alguma informação. Por isso, para ter a certeza de que não está deixando nada de lado, durante e depois de qualquer evento jurídico, o advogado pode escrever sobre o assunto tratado, guardar esse material em um arquivo informatizado, indexando a informação para que ela possa ser resgatada mais rapidamente.

A tecnologia é sua maior aliada!

O uso de um sistema informatizado vai oferecer excelente apoio para colocar em prática todo e qualquer conhecimento adquirido. Além de auxiliar nas suas anotações, como mencionamos no item anterior, também é “uma mão na roda” durante os intervalos entre uma palestra ou um papo e outra, até mesmo para expandir os conhecimentos que acabou de adquirir. Sim, às vezes, uma simples pesquisa no Google te ajuda a assimilar melhor o conteúdo que acabou de adquirir. Você já pode baixar um aplicativo ou acesso alguma tecnologia que tenha sido sugerida e que tenha despertado seu interesse.

Explore ao máximo a experiência proporcionada.

Além de palestras e painéis, muitos eventos trazem uma feira de exposições ou atividades interativas e é fundamental que explore cada item, analisando as novidades e o quão aplicáveis são no seu escritório ou na sua carreira. Dessas experiências também é possível tirar ideias que podem ser replicadas na sua própria rotina.

Planeje, pratique e compartilhe o conhecimento adquirido.

Cada evento jurídico é uma imersão diferente, seja em um tema técnico ou assuntos mais abrangentes. Por isso, usar as anotações que fez para colocá-las em prática é fundamental. Crie um planejamento, mesmo um checklist, dos pontos relevantes do evento, mencionando atividades que já pode começar a realizar desde já (ler artigo tal, adicionar fulano no Linkedin, baixar aplicativo novo, passar instruções para alguém, etc.). E mais importante: compartilhe o que aprendeu, além de te ajudar a memorizar, demonstra que está atualizado.