Marketing de Conteúdo para advogados

Por | 2018-06-06T15:07:21-03:00 6 de junho de 2018|

O marketing para o advogado não deve se limitar à criação de um site institucional, com informações básicas sobre a formação dos profissionais que atuam no escritório, endereço, telefone e outros meios de contato. Sem ir contra as regras estabelecidas pelo Código de Ética da OAB, o advogado pode e deve adotar estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo.

Blog e redes sociais

O blog é considerado uma mídia social, como as redes. E ambos entram nas estratégias de marketing de conteúdo, um aliado do outro. Publicar artigos jurídicos na internet faz com que o profissional de Direito conquiste pessoas, gerando um público potencial. E as redes sociais podem ser um braço para propagação do conteúdo criado e publicado no blog. Bem como servir de “pesquisa”, ajudando você a entender sobre o que seu público gosta de ler ou está interessado em saber um pouco mais.

O blog tem o diferencial de ser um ambiente controlado pelo profissional, o que o mantem independente de mudanças que ocorrem constantemente nas redes sociais. E permite que o seu conteúdo fique sempre disponível.

Claro que não será do dia para noite, assim que começar a publicar em seu blog e em suas redes sociais, que os resultados vão começar a aparecer. O marketing de conteúdo visa realmente trazer conteúdos relevantes aos seus – antes de tudo – leitores. Portanto, é necessário controlar a ansiedade (típica de advogados) e busca cada vez mais gerar “debates” interessantes, aproveitando também as características de interações dessas ferramentas, colhendo feedbacks e realmente conversando com seus leitores.

A publicação de artigos jurídicos não é considerada como propaganda, mas sim como uma forma de compartilhar conhecimento e manter relacionamento. Com o tempo e com a constância na publicação de artigos jurídicos, os resultados aparecem e o advogado começa a ganhar “autoridade” em determinados temas.

Mais canais

Além do próprio blog jurídico e do compartilhamento em redes sociais, o advogado deve explorar mais canais. Há sites, como o Medium, o Jusbrasil e o próprio Jurídico Certo – os dois últimos são voltados para a área jurídica – que permite a publicação de artigos e outros conteúdo e recebem milhões de acessos. É uma ótima opção para começar a se destacar como autor e também de levar mais tráfego para seu blog.

Esses sites mostram métricas do alcance de seus posts e também permite que outras pessoas o encontre, além do público que já tem. Também ajudam muito no SEO do seu site/blog.