Ser um advogado é o sonho de muitos jovens estudantes, que ainda estão na faculdade de Direito. Dentre eles, certamente, uma boa porcentagem está pensando em seguir a carreira e tornar-se juiz. Este ideal, certamente, não é tão fácil de ser alcançado, é necessário muito estudo e muita dedicação.
Para um advogado mediano existe pelo menos 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura num prazo de três anos, muito embora esse seja até um prazo bastante conservador. Numa situação mais otimista, podemos reduzir o prazo para um ano e meio.
Nesse caso que estamos supondo, devemos também considerar que o candidato deve estudar o dia inteiro, cinco dias por semana, mantendo-se constante e persistente nos estudos durante todo o tempo de preparação.
Um desafio para quem quer ser juiz de Direito é coordenar-se e organizar-se para dividir o seu tempo entre todas as disciplinas que precisa estudar. Não adianta, por exemplo, querer dominar uma disciplina antes de começar outra. Para estudar, o melhor é agir como nas escolas normais, intercalando as matérias e aprender todas ao mesmo tempo.
O juiz de Direito deve estudar pelo menos 14 disciplinas: as áreas de Direito Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Financeiro, Tributário, Ambiental, Internacional Público e Privado, Empresarial, Econômico e Proteção ao Consumidor.
No caso de um candidato a juiz de Direito não ter possibilidade de estudar exclusivamente para se preparar para o concurso, a única alternativa é se organizar, fazendo um bom planejamento de estudos, imaginando que deverá se preparar durante o tempo que dura um curso.
Veja mais no Blog:
3 desafios para advogados associados (e como resolvê-los)
5 dicas para melhorar o marketing pessoal do advogado
Como gerar valor para a marca do seu escritório de advocacia?
Como fazer networking na área jurídica?
Cuidados que um advogado deve ter ao elaborar um contrato
Uma preparação para juiz de Direito deve ser eficiente
Como você pode perceber, além da dedicação extrema que você vai precisar durante o curso, também terá que se dedicar muito para chegar a ser um juiz de Direito. Então, se sua pretensão é essa, concentre-se ao máximo nos estudos, já que isso vai facilitar a sua vida no futuro, quando tiver que prestar o concurso.
Depois de concluído o curso de Direito, antes de se candidatar a um concurso público para juiz, você precisa exercer sua profissão por pelo menos três anos, como advogado ou como servidor no Poder Judiciário. É interessante também fazer um curso de pós-graduação ou um mestrado, lembrando que o desempate no caso de aprovação no concurso de juiz de Direito, o currículo acadêmico é o fator que irá decidir em seu favor.
Percorrido todo o caminho para chegar ao concurso, lembre-se também que o concurso é bastante rigoroso. Além de conseguir a melhor pontuação, você também irá passar pela Prova de Títulos. Afinal, um juiz de Direito precisa provar que é capacitado para a sua condição de julgador.
Você pretende ser Juiz de Direito? Tem outras dúvidas? Comente aqui embaixo.