Vantagens e desvantagens de trabalhar no Home Office

Por | 2014-10-23T15:50:07-02:00 23 de outubro de 2014|

A cada dia que passa a adoção pelo home office vem aumentando. A flexibilidade do serviço é um fator determinante para muitas empresas, inclusive, escritórios de advocacia à adotar essa técnica de trabalho, o que facilita tanto para o empregado, quanto para o empregador, contudo, nem tudo são flores, existindo algumas desvantagens também.

Através desse artigo você compreenderá alguns pontos positivos e outros pontos negativos sobre o home office. Confira abaixo:

O tempo é um fator primordial para a adoção do home office. A verdade é que muitos advogados moram longe dos seus escritórios, principalmente em cidades grandes, devendo despender muito tempo na locomoção casa/trabalho e trabalho/casa, fora outros gastos como o estacionamento, sem contar no risco de acidentes de trânsito, assalto a mão armada e furtos que são rotineiros em grandes metrópoles.

Através de uma disciplina de trabalho, outro fator importantíssimo para poder trabalhar em casa, o advogado ou advogada pode ficar perto da sua família, o que é algo muito bom, principalmente quando os mesmos possuem filhos pequenos ou enfermos.

O home office possibilita uma enorme liberdade quando se fala ao o que vestir, visto que o advogado não precisará usar sapatos, vestir ternos, ou a advogada usar saltos e roupas caras, enfim, não precisam se preocupar tanto com a sua imagem, podendo ficar com o seu pijama e a sua pantufa o dia inteiro, se assim preferirem.

Além disso, você poderá controlar a sua alimentação. Muitos funcionários se alimentam mal em virtude do trabalho com horários apertados. Em casa, você poderá consumir alimentos mais saudáveis, fazer mais pausas para os lanchinhos e não ficar apenas no cafezinho.

Agora, o que o home office proporciona e o sonho de todo funcionário é não precisar ver o chefe todo dia e a sua consequente variação de humor que muitas vezes acabam com o dia de qualquer um.

Contudo, quando o advogado se deparar com uma ação mais complexa, que lhe exige mais, é bem provável que somente o home office não poderá ser adotado. Isso porque existem processos que precisam de discussões, de outras opiniões, de pensamento em conjunto para a solução do problema de forma eficaz. Todavia, esse problema pode ser resolvido através de reuniões semanais ou quinzenais, conforme a necessidade.

Outro cuidado que se deve tomar é o fato que para poder trabalhar em casa é extremamente necessário ter foco e concentração. Sem foco e concentração, não adianta nem pensar na possibilidade do home office, você estará fadado ao fracasso.

Assim, deve haver uma grande disciplina pelo funcionário quando atuar em casa. O sono é um grande problema, frente à despreocupação de não precisar bater o ponto. Existirá sempre aquela vontade de dormir um pouco mais, principalmente em dias frios e chuvosos. Cuidado, mais um fator para o fracasso. A verdade é que na medida do possível você deve obedecer a horários regrados, para também evitar se esquecer do seu lazer e ficar apenas pensando em trabalhar mais e mais.

Sobretudo não se esqueça de que muito embora você vá estar em casa, você não poderá interferir os problemas pessoais com os problemas profissionais, haja vista que se assim for seu trabalho não será produtivo e o home office se tornará impossível. Ainda, vale lembrar que para o seu trabalho ter resultado, você não pode ficar enrolando, entre de cabeça mesmo no serviço, afinal, sua disciplina lhe trará a sua liberdade.

Portanto, para o trabalho em casa dar certo é preciso planejamento e disciplina, muito foco, afinal, em qualquer ambiente de trabalho existirá vantagens e desvantagens. O sucesso depende de você.

Esperamos ter ajudado vocês a entender um pouco mais do home office, até a próxima!