A importância de um Software Jurídico para a organização do seu escritório

Por | 2014-12-05T15:33:02-02:00 5 de dezembro de 2014|

A organização é fundamental em qualquer escritório de advocacia, independentemente da carteira de clientes e o número de processos. O seu ambiente de trabalho não será agradável frente a desorganização e os gastos desnecessários serão vultuosos.

Adquirir um software jurídico proporciona ao advogado uma estupenda organização, facilitando o seu dia a dia, evitando stress desnecessário e um acréscimo financeiro.

O escritório que adere a um software consegue realizar uma programação dos trabalhos a ser realizados, agendar e ser lembrado de prazos e audiência, cadastrar clientes e armazenar todos os seus documentos de maneira adequada.

Essas são algumas funções que o programa pode fornecer, obviamente que não é de interesse mencionar todas as funções no presente artigo, haja vista as peculiaridades de cada software existente no mercado. Vamos apenas ressaltar algumas de grande importância.

PRAZOS

Cada funcionário tem o seu acesso com login e senha e a eles são destinados os processos pelos quais ficarão responsáveis. Dessa forma, os prazos processuais terão um tratamento com mais atenção, haja vista que aquele velho empurra-empurra, frente à perda de um prazo, não existirá mais.

CADASTRO DE CLIENTES

Em relação ao cadastro de clientes é de grande valia o escritório possuir um sistema onde todos os documentos possam estar disponibilizados para todos os funcionários e o acesso a eles seja simultâneo. Isso evita, por exemplo, que você tenha que ir seguidamente ao arquivo do escritório buscar alguma pasta para consulta de documentos e ao chegar lá perceber que outro colega de serviço está com ela.

CADASTRO DE PROCESSOS

Sua vida também será mais prática com um software no tocante ao cadastro de processos e a atualização automática das movimentações dos Tribunais. Ora, ficar verificando manualmente o andamento processual nos sites dos Tribunais, se tratando de um escritório com grande volume, é sacrificante.

FACILIDADE AO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Tendo todas as informações na sua frente e com poucos cliques, a facilidade de atendimento ao cliente é mais eficiente tanto para o advogado que realizar o atendimento face a face ou para a secretária/telefonista que realiza o contato por telefone.

SEGURANÇA

Um software pode muitas vezes ajudar o seu escritório muito mais do que você pensa. Isso porque através do programa e tendo as informações salvas em um servidor (tecnologia em nuvem), ele faz com que nenhuma informação seja perdida em virtude de extravio de pastas ou até mesmo em caso de incêndio.

A verdade é que o gerenciamento de um escritório de advocacia requer do profissional muita atenção e muito tempo. Os softwares jurídicos têm o propósito de facilitar a vida do advogado e o cotidiano do escritório, uma vez que o controle em relação ao trabalho é maior, culminando em um aumento de produtividade e retorno financeiro maior.

Trata-se de um investimento que lhe trará inúmeras vantagens.

Até o próximo artigo.