Direito e Justiça em filmes nacionais

Por | 2015-02-13T16:04:22-02:00 13 de fevereiro de 2015|

Elaboramos uma lista de filmes nacionais com laços jurídicos para você. Confira abaixo e não deixe de assistir.

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA

O bandido da luz vermelha

Fonte da imagem: http://br.web.img3.acsta.net/medias/nmedia/18/88/66/67/19998662.jpg

Ano: 1968
Direção: Rogério Sganzerla
Distribuição: Sagres Filmes
Elenco: Paulo Vilaça, Helena Ignez, Luiz Linhares, Sérgio Hingst.
Tema: O filme tem como inspiração os crimes praticados por João Acácio Pereira da Costa, o qual tinha como apelido “Bandido da Luz Vermelha”. João Acácio foi um criminoso muito conhecido na cidade de São Paulo, tendo como objetivo mansões luxuosas. O filme retrata a maneira como o Bandido da Luz Vermelha praticava os crimes, por exemplo, cortando a energia elétrica das mansões em uma hora específica da madrugada, lenço no rosto e a lanterna cujo bocal era vermelho. O dinheiro que conseguia era gasto em festas e mulheres, além de sempre enganar a polícia com suas técnicas. Trata-se, portanto, de um conhecido criminoso que chegou a chamar a atenção da imprensa pela peculiaridade de seus atos.

O BICHO DE SETE CABEÇAS

Bicho de 7 cabeças

Fonte da imagem: https://cinemahistoriaeducacao.files.wordpress.com/2011/01/bicho-de-7-cabecas-imagem.jpg

Ano: 2000
Direção: Laís Bodanzky
Distribuição: Columbia TriStar Rio
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss, Gero Camilo.
Tema: Demonstra para o público uma suposta realidade dentro de hospícios/manicômios, demonstrando algumas situações desumanas. O filme relata a vida de um jovem que é internado tão logo seu pai encontra um cigarro de maconha na sua roupa. O Bicho de Sete Cabeças é impactante, fazendo com que as pessoas possam refletir sobre o relacionamento entre os pais e seus filhos, internação e drogas.

O CASO DOS IRMÃOS NAVES

O caso dos irmãos naves

Fonte da imagem: http://br.web.img2.acsta.net/medias/nmedia/18/88/82/41/20005736.jpg

Ano: 1967
Direção: Luís Sérgio Person
Elenco: Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, Sérgio Hingst.
Tema: O filme retrata a história dos Irmãos Naves, Sebastião e Joaquim, os quais foram presos, torturados e mortos. O cerne da questão é a injustiça da acusação, haja vista que os irmãos são forçados a confessar um crime durante o Estado Novo do Presidente Getúlio Vargas, crime este que não cometeram. Retrata, portanto, talvez a maior das injustiças já cometida pelo Judiciário Brasileiro.

ÚLTIMA PARADA 174

Última parada 174

Fonte da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/aa/%C3%9Altima_Parada_174.jpg

Ano: 2008
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Michel Gomes, Silvio Orlando, Chris Vianna, Marcello Melo Jr., Douglas Silva.
Tema: Baseado na história de Sandro Barbosa do Nascimento, o qual foi sobrevivente da Chacina da Candelária e no ano de 2000 sequestrou um ônibus, fazendo reféns e chamando a atenção da mídia mundial. Trata-se de um caso trágico, de um menino que teve como trauma o assassinato de sua mãe e acabou parando nas ruas e no mundo das drogas. O filme aborda também a desigualdade social e a falta de oportunidades existente no Brasil, além de relatar da importância do relacionamento entre o filho e uma mãe.

Portanto, são quatro grandes dicas de filmes para você. Tais filmes geraram muita crítica e permitem que você desfrute de um material de qualidade e ao mesmo tempo tenha a sua própria reflexão sobre os problemas existentes no Brasil e o papel dos governantes e da Justiça frente a isso.

Até o próximo artigo!