7 vilões da produtividade do advogado

Por | 2015-10-27T11:43:08+00:00 27 de outubro de 2015|

 Você sabe o que atrapalha sua produtividade na hora de trabalhar? Todos nós temos ciência do que nos atrapalha durante o nosso trabalho. Sentimos que poderíamos produzir mais e em menos tempo.

 Será que é nas conversas paralelas com colegas de serviço? Ou será que é navegando na internet e respondendo mensagens do WhatsApp? Ou com o cafezinho sagrado? Vamos analisar juntos.

Com o que perdemos mais tempo durante o trabalho?

Fizemos uma lista com as principais causas da perda de tempo no local de trabalho, classificando-as em ordem decrescente:

1) Mensagens no celular

Sim, o primeiro e mais forte vilão da nossa produtividade é o celular. Nele perdemos várias horas durante o dia, e na maioria das vezes é com mensagens desnecessárias e grupos do WhatsApp.
Nós, profissionais da área jurídica, atuamos diretamente com o público e, por isso, precisamos manter alguma forma de contato. A mais nobre e atualizada forma de contato é, sem dúvida alguma, o celular. Mas ele tem que ser usado de maneira correta.
Manter-se o dia todo respondendo mensagens de amigos, familiares e grupos do WhatsApp atrapalha nosso rendimento. Se somados os poucos minutos que levamos para responder cada mensagem, ao fim do expediente perdemos várias horas com besteiras desnecessárias.

2) Conversas paralelas com colegas de trabalho

Seja para falar da balada que aconteceu do final de semana ou para elogiar a(o) colega de trabalho que você e seu(ua) amigo(a) acham atraente, você vai desperdiçar seu tempo. Notem que na grande maioria das vezes que nos deparamos parados no corredor falando com nossos amigos de trabalho, as conversas não são sobre trabalho. Há dúvida de que isso atrapalha nosso rendimento? Eu acho que não.
E mais, essas conversas paralelas acabam gerando desconforto com outros colaboradores e, por conseqüência, atrapalham também o rendimento de terceiros que nada tem com suas conversas.

3) Internet

A internet, que todos sabem ter vindo ao mundo para inovar e facilitar, muitas vezes também acaba nos prejudicando.
É indiscutível o poder que a internet nos dá para pesquisar e nos comunicar com o mundo, mas isso tem que ser utilizado de maneira correta.
Por vezes nos pegamos pesquisando coisas alheias ao nosso trabalho, como suplementos para academia ou até mesmo a receitinha secreta que utilizaremos no final de semana.

4) Facebook

Não preciso nem dizer que o Facebook, a maior rede social de todos os tempos atrapalha e muito nosso trabalho, não é? Caso sua atividade não seja de acompanhar e gerir páginas no Facebook, feche agora mesmo a aba da rede social, isso é um perigo.

5) Desorganização

Eu sei que para muitos essa deveria ser a primeira das coisas que atrapalham nossa produtividade, mas essa não é a regra.
Por mais organizado que você seja, planejar melhor seus objetos de trabalho certamente também fará você produzir mais.

6) Interrupção de colegas de trabalho 

Todos temos aquele ou aqueles colegas de trabalho que vão ao café a todo momento. E se sua mesa ficar nesse caminho? Você será uma ilha onde ele passará toda hora para fazer alguma piada ou falar do final de semana. Sem sombra de dúvida isso atrapalhará seu desempenho. Atente-se!

7) Equipamentos desatualizados

Com a informatização do processo acontecendo a todo vapor, nosso trabalho ficou completamente informatizado. Certamente equipamentos desatualizados levarão mais tempo para processar determinadas informações e, por sua vez, atrapalharão no desempenho de sua atividade.
Invista um pouco mais e compre sempre equipamentos de última geração, você economizará tempo e evitará cabelos brancos decorrentes do estresse.

Qual desses vilões você acha que afeta mais na sua produtividade? Acha que há outros itens que deveriam estar nesta lista?