Como o escritório de advocacia deve analisar o fechamento do fim de ano?

Por | 2015-12-15T11:22:11-02:00 15 de dezembro de 2015|

Na reta final deste ano, após “dar conta” de todos os compromissos anteriores ao recesso, surge o momento de refletir a respeito do desempenho pessoal e também dos os companheiros no escritório de advocacia. Para isso, é essencial começar a pensar e “aparar as arestas” para o próximo ciclo. Então, resolvemos ajudar nessa tarefa, levantando alguns pontos que você pode não esquecer de analisar.

5 pontos fundamentais para a análise de fim de ano dos escritórios de advocacia:

1 – Cobre-se mais do que ao outro
É muito simples ficar rodeado de pessoas que concordam e elogiam tudo o que você faz ou propõe. Líderes, no entanto, precisam ter uma característica em comum: habilidade para se cobrar e analisar as suas ações mais do que a das outras pessoas. Analise seus pontos positivos e negativos, verifique a situação do escritório e leve em consideração o que a sua concorrência está fazendo. Faça as seguintes perguntas a si mesmo: 2015 superou ou ficou abaixo das minhas expectativas? O que deu errado? O que poderia ter feito para melhorar os seus resultados? E o que posso fazer para obter mais sucesso em 2016?

2 – Seja grato aos clientes
O fim de ano é a época perfeita para mostrar gratidão aos seus melhores clientes, aqueles de longo prazo. Dizer obrigado a quem contrata o seu serviço, a sua assessoria. Isso não exige tanto tempo e nem muito dinheiro. Além de tudo, o agradecimento pode fortalecer mais a relação com osclientes. Afinal, nenhuma pessoa gosta de ser ignorada. Então, valorize o contato de seus clientes de longa, média ou curta data e demonstre sua gratidão.

3 – Sempre faça questão de valorizar o trabalho bem feito
Não importa se você conta com a ajuda de mil ou de duas pessoas. É fundamental analisar o empenho de seus colaboradores ao longo do ano e não se limitar em reconhecer apenas os que mais se destacaram, mas, também para agradecer o auxílio de cada um. Muitas vezes, um pequeno reconhecimento pode conceder um novo ânimo para trabalhar e aumentar ainda mais a produtividade. O intuito é expor aos seus funcionários que você está ciente da contribuição de cada um deles e que aprecia o trabalho bem feito.

4. Avalie a reputação e o crescimento do escritório
Geralmente, as pessoas utilizam o fim e o início do ano para pensar em como conquistar novos clientes, a fim de difundir os serviços e elevar os trabalhos. Uma boa dica é pensar também em quais ramos quer focar no próximo ano, os cursos que precisarão ser feitos, as atualizações que serão necessárias, as contratações que escritório precisará para atender melhor ao cliente. Todos esses aspectos, se bem trabalhados, podem trazer resultados realmente significativos.

5 – Ouça as pessoas ao seu redor
Converse com o seu contador, verifique a situação das suas finanças, faça uma análise de todo o ano com sua equipe de trabalho e veja o que pode ser planejado para 2015. Vale a pena usar essa conversa para receber algumas sugestões, informações e ideias para desenvolver novos objetivos para o próximo ano.

E então? Você já está fazendo seu fechamento? Acrescentaria alguma dica nesta lista?