Existem diferentes tipos de pessoas formadas em Direito. Qual é o seu?

Tempo de leitura: 3 minutos

A pessoa que está se formando ou pensando em cursar a Faculdade de Direito, normalmente, tem a ideia de trabalhar diretamente com a advocacia em qualquer uma das suas áreas para aplicar as normas jurídicas e assegurar os direitos de pessoas ou empresas. No entanto, existem diversas outras possibilidades para quem está ingressando nesta área.

Afinal, cada pessoa conta com uma personalidade e um objetivo para a sua vida.

Confira a seguir algumas das diferentes direções que uma pessoa com graduação superior em Direito pode seguir em sua carreira:

1 – Advogado no Funcionalismo Público

Uma alternativa é tentar uma vaga em algum órgão público do setor de justiça como defensor público, integrante do Ministério Público, juiz, delegado policial ou procurador. Todos têm como porta de entrada a aprovação em um concurso público. Vale lembrar que diversos outros concursos também podem ser realizados por pessoas formadas em direito, como, por exemplo, para cargos de auditoria.

2 – Embaixador

O embaixador é o funcionário diplomático mais graduado de um país, sendo encarregado de alguma missão específica. No Brasil, o cargo de embaixador se equipara ao título de Ministro de Primeira Classe, a posição mais elevada da carreira diplomática. Além de atuar como um representante do país internacionalmente, ainda pode lidar consulados e ter algum cargo de chefia no Ministério das Relações Exteriores.

3 – Advogado Correspondente

O advogado correspondente realiza um serviço conhecido como Advocacia de Apoio (ADA) e se trata de um auxílio formalizado por um contrato de trabalho em conjunto ou de prestação de serviço, no qual um escritório ou um advogado ajuda outro em suas atividades emergenciais em outra localidade. A correspondência jurídica está crescendo cada vez mais, pois ajuda a agilizar os muitos processos em tramitação no judiciário. Além disso, sites como o Jurídico Certo ajudam a profissionalizar ainda mais este setor.

4 – Advogado Individual

O advogado também pode exercer a sua função de maneira individual, sem o apoio de outros colegas de profissionais ou funcionários, visando uma economia nas suas despesas, agilidade no tratamento direito com o cliente e também na chance de crescer no mercado de trabalho. Com a aparição de novos campos de atuação para profissionais do setor jurídico. O advogado que se propõe a trabalhar por conta própria precisa se atualizar constantemente e buscar também pelo conhecimento tecnológico.

4 – Advogados Associados

O advogado pode considerar que é muito útil, prático e lucrativo para a sua função firmar uma parceria oficial com outro colega de profissão e dar origem a um escritório de advocacia. A partir do momento da abertura do escritório e contratação de uma equipe de apoio, o advogado tem facilidade para se dedicar exclusivamente as suas funções jurídicas e encaminhar as demais pendências para outros colaboradores. Esse tipo de parceria pode ser algo extremamente positivo desde que os sócios compreendam as suas obrigações e não se sobrecarreguem.

5 – Representante Jurídico

Hoje em dia, os profissionais do setor jurídico têm encontrado diversos ramos novíssimos de atuação. E um exemplo disso é na representação de cantores, atores, atletas de alto rendimento e artistas em geral. Geralmente, atletas e artistas firmam seus compromissos profissionais através de contratos longos e detalhados. Sendo assim, é fundamental a presença e o auxílio de um advogado de confiança e capacitado.

E você? Está ou quer estar em qual dessas áreas?

11 Comentários


  1. Meu sonho é ser advogada desde criança, para defender as mulheres e as crianças, porque a violência doméstica está mesmo de mais

    Responder

  2. tenho apenas 13 anos e meu sonho des dos meus 6 em ser advogada acho que me daria bem na area individual ou associados

    Responder

  3. Oie sou Débora tenho apenas 14 anos , e tenho um sonho de ser advogada , eu queria sabe c nessa idade que eu to tem cursos apropriados para a minha idade , mais cursos sobre advogados !

    Responder

  4. Sou pequeno tenho 13 anos, e quero ser advogado acho que vou ficar na área invidual ou associada.
    Quero cursar direito.

    Responder

  5. Direito e vida e uma das melhores formas de defender os direitos da sociedade

    Responder

    1. Eu e minha amiga vamos fazer curso de Direito de associado Eu gostei muito e ela também

      Responder

  6. Drs
    Ainda acrescento
    6 – docência.
    7 – Assessoria Parlamentar (área de sucesso pois irá contribuir na criação de leis)
    8 – Diretor em grandes organizações.
    9 – Ministro do judiciário.
    10 – conselheiro da ordem
    11- presidência da ordem dos advogados.
    12 – membro dos direitos humanos.
    13 – oficial de carreia nas forças armandas (exército, força aérea e marinha)
    Podendo se especializar no júri militar.
    14 – Palestras (que hoje os melhores ganham muito bem)

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *