Será que você é um advogado moderno?

Por | 2016-01-23T09:00:06-02:00 23 de janeiro de 2016|

Atualmente, a principal exigência para que um profissional seja bem aceitado dentro do mercado é ter facilidade para se adaptar a um cenário em intensa mudança.

No entanto, para que um advogado esteja em dia com as novas tendências da área jurídica e também tecnológica, é necessário muito esforço e uma aplicação constante na sua qualificação.

E será que você pode ser considerado um advogado adaptado aos novos tempos? Confira a seguir, algumas qualidades cobradas para atingir o sucesso dentro do seu setor

Empreendedor

Ser uma pessoa com hábitos empreendedores já não se limita a quem sonha com um negócio próprio ou com um cargo de liderança em uma grande corporação.

Hoje em dia, os grandes escritórios e as empresas que necessitam de auxílio jurídico preferem contar com os serviços de profissionais que tenham essa veia empreendedora. Afinal, um empreendedor tende a buscar por novas possibilidades e tem a coragem de inovar sempre que precisa. Sendo assim, o tom empreendedor não pode faltar no leque característico de um advogado moderno.

Novas plataformas

Você sabe lidar com as novas mídias? Você sabe aproveitar apropriadamente as suas redes sociais? Você tem ideia da existência das novas plataformas de busca de emprego?

Nessas plataformas, um advogado pode preencher um cadastro com suas informações pessoais e profissionais para entrar no radar de empresas, escritórios de advocacia ou outras pessoas que necessitam da ajuda jurídica.

Ou seja, já existem plataformas que fazem a ponte entre quem necessita trabalhar e quem precisa contratar um advogado. E ao ter noção das vantagens desses novos elementos digitais, o advogado também se preocupa em tomar conhecimento de aplicativos, softwares, grupos de discussão e até mesmo redes sociais que podem ser extremamente úteis para alavancar ainda mais a carreira.

Afinal, você tem a possibilidade de agilizar todo o seu cronograma de reuniões a partir de um programa de gestão de tempo, acertar detalhes importantes pelo WhatsApp ou em videoconferências em tempo real pela Skype, usar as ferramentas de divulgação do Facebook, entre tantas outras alternativas. Basicamente, a internet pode ser uma grande aliada para quem se quer destacar no cenário jurídico atual.

Novos nichos

Muitas vezes, a sociedade se transforma e nem mesmo o universo acadêmico consegue acompanhar essa velocidade. Desta forma, o Direito leva vantagem sobre outros setores por conseguir se adaptar rapidamente a essas transformações sociais. Exemplo disso é o surgimento de diversos nichos profissionais que podem ser explorados por advogados atualizados. O Direito digital pode ser o caso mais emblemático.

Se a internet passou a fazer parte do cotidiano mundial e a diminuir fronteiras, é normal que também precise de regras para determinar o que é legal e ilegal dentro de seu universo online.

Desta maneira, há espaço para advogados que acabaram de sair da universidade, mas, que entendem perfeitamente as problemáticas desse segmento digital. Enfim, existem chances para todos os profissionais, desde que haja por parte desses indivíduos força de vontade para continuar se especializando e o senso de oportunidade para apostar em nichos ainda em expansão.

E então? Você é dos moderninhos ou precisa se atualizar? Deixe sua opinião nos comentários.