Como fazer networking na área jurídica?

Por | 2016-02-20T10:00:48-02:00 20 de fevereiro de 2016|

Montar uma networking é de essencial importância para todo e qualquer profissional, principalmente na área jurídica, mantendo contato com pessoas certas, relacionar-se com elas e fazer desse hábito não só uma estratégia para fechar novos negócios, mas também para apresentar-se como o advogado certo para as necessidades empresariais e pessoais de sua rede.

8 dicas para networking na área jurídica:

Tenha sempre em mãos seu cartão de visita

Em qualquer ocasião ou situação, nunca se esqueça de ter às mãos o seu cartão de visita. Os relacionamentos podem começar em acontecimentos os mais diversos, mais inesperados. Troque cartões de visita sempre que mantiver um novo contato e, se seu contato não tiver um cartão, entregue o seu e anote o telefone ou contato eletrônico da pessoa que conheceu.

Mostre-se sempre sociável

Uma excelente forma de manter as pessoas interessadas em você é mostrar-se sociável, ouvir o que elas têm a dizer e trocar ideias. Não se esqueça de nunca de enviar uma mensagem nas datas de aniversário e de festas, de forma individual, direcionada.

Mantenha seus contatos organizados

A internet tem diversos programas para organizar contatos. Mantenha-os organizados por áreas de atuação, preferencialmente, para poder localizar mais rapidamente. Faça algumas anotações para saber quem é cada contato, o que faz, onde trabalha, sem descartar ninguém, já que você nunca sabe o que pode ocorrer no futuro.

Participe de cursos, palestras e outros eventos

Mostrando sua presença em cursos, palestras, encontros e outros tipos de eventos sociais e profissionais, você poderá não só aumentar o seu número de contatos como também reencontrar conhecidos e atualizar conversas e informações.

Esteja sempre pronto para ajudar

Sua disponibilidade para ajudar alguém de alguma forma, seja através de um favor ou de um conselho, sempre será bem vista pelos seus contatos. Às vezes, o simples fato de dar um conselho pode lhe trazer frutos que não esperava.

Participe de trabalhos voluntários

O voluntariado não é algo que deva ser um modismo, mas sim aquilo que podemos dispensar sempre a outras pessoas, em todos os momentos de nossas vidas. É uma forma de retribuição por tudo que conseguimos e também é um excelente momento para manter novos contatos.

Marque encontros com profissionais

Manter contato constante através de e-mail ou redes sociais é uma coisa. Marcar uma hora para um almoço ou um happy hour é outra completamente diferente: você vai poder conversar mais e melhor, tratar de assuntos que podem render para o seu futuro e o futuro do profissional com quem marcar o encontro.

Faça parte de uma associação

Um clube, uma organização ligada à sua área, uma equipe esportiva, qualquer tipo de associação de que você participe pode levar você a novos conhecimentos ou a manter o contato mais estreito com profissionais que já conhece. Além de manter sua networking, você também irá se divertir muito com isso.

Como você está fazendo networking? Acrescentaria algo nesta lista?