Saul Goodman: o que ele faz que você não deve fazer?

Por | 2016-02-12T11:52:08-02:00 12 de fevereiro de 2016|

Saul Goodman é um personagem muito interessante da série “Breaking Bad”. O ator Bob Odenkirk conseguiu dar uma vida mais do que expressiva a um advogado que vive para ajudar marginais e meliantes, defendendo-os sob todos os pontos de vista e agindo, ele próprio, como um marginal.

O personagem fez tanto sucesso que a produtora Netflix lançou uma nova série, depois de “Breaking Bad”, com o título “Better Call Saul”, na qual são relatadas as peripécias e a vida do advogado antes de conhecer Walter White.

Durante a série “Breaking Bad”, Saul Goodman é advogado e cúmplice de Walter White e Jesse Pinkman e seu nome é um jogo de palavras para atrair clientes: “S’all good, man!” ou “Está tudo bem, cara!” e mostra exatamente a personalidade do advogado. Além disso, ele também usa comerciais de baixo orçamento para atrair clientes, onde sempre usa o mesmo refrão: “Better Call Saul” ou “Melhor ligar pro Saul”.

O que há de errado na estratégia de Saul Goodman?

Claro que não vamos considerar aqui as tramoias de que se utiliza para conseguir vitória nos processos ou se isto está dentro ou não da legalidade. Cada advogado deve buscar os meios para defender seus clientes, embora haja um certo exagero na série, principalmente quando Saul Goodman busca defender estupradores que se utilizam do corpo de uma jovem com a cabeça decepada.

Os erros de Saul Goodman, evidentemente, começam com sua estratégia de atrair clientes, praticamente informando que a lei não existe, o que existe são advogados que possam burlar a lei. A forma como age demonstra uma personalidade estereotipada, considerando que tudo é válido e qualquer fato ou lei pode ser superada pela sagacidade e esperteza do advogado que, mesmo sabendo estar agindo contra a lei, encontra na própria legislação os recursos para burlá-la.

Ou seja, Saul Goodman é exatamente o oposto do que um advogado deve ser na vida real. Embora seja um personagem cômico, com grandes tiradas de humor e com um relacionamento divertido com seus cúmplices, o que mostra é o que nunca devemos buscar num advogado: a falta de caráter e de honestidade.

E qual a sua opinião sobre o personagem?

Confira aqui mais séries que falam sobre advogados.