Contencioso de massa e a correspondência jurídica

Por | 2016-03-12T09:00:23-03:00 12 de março de 2016|

O gerenciamento do contencioso de massa é uma tarefa difícil para qualquer escritório ou para um advogado que precise montar sua própria equipe para esse tipo de trabalho.

Para o advogado não basta apenas administrar um grande volume de processos, mas sim também liderar uma equipe formada por advogados e estagiários que tenham conhecimento nas mais diversas formas de processo, além de uma equipe administrativa e, ainda por cima, manter o relacionamento o mais saudável possível com o cliente.

A gerência do contencioso de massa exige coesão, para que não provoque resultados desastrosos para o cliente. Para um advogado, mesmo em início de carreira, atuar numa equipe de contencioso de massa é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos. Assim, pode-se mostrar toda sua capacidade de organização, de iniciativa e de agilidade de raciocínio, atuando com segurança e buscando, ao mesmo tempo, as informações necessárias para que os processos sejam direcionados da maneira correta.

Como trabalhar com o contencioso de massa?

O trabalho do contencioso de massa é aquele voltado para empresas que respondem ao mesmo tempo muitas demandas judiciais, tendo com isso a necessidade de profissionais de peso, já que se trata de um trabalho que exige um alto padrão de qualidade na defesa dos interesses do cliente.

O advogado iniciante pode participar de um processo conjunto, ou seja, de um contencioso de massa, atuando como correspondente jurídico, oferecendo-se para atuar junto à equipe e tendo, desta maneira, possibilidade de mostrar seus conhecimentos e capacidade.

A atuação exige não somente participação de todos os envolvidos no trabalho, mas também a troca de informações de natureza jurídica, mostrando ser uma experiência das mais frutíferas para qualquer advogado ou até um estagiário de Direito.

O advogado, ao participar de um contencioso de massa, deve estar atento para acompanhar todas as fases dos processos, dividindo-se entre eles e conseguindo montar um planejamento e organização para atender a todas as demandas necessárias aos processos, como, por exemplo:

Acompanhamento processual

Mesmo que todos os Tribunais estejam informatizando os processos, o acompanhamento no fórum ainda é necessário, principalmente se houver um grande contencioso de massa. A organização é fundamental para evitar que sejam feitas verificações desnecessárias.

Nesse caso, o correspondente jurídico deve manter sua organização de forma completa, seja trabalhando diretamente com a equipe ou atendendo processos de outras praças.

Controle de prazos

Principalmente no controle de prazos de diversos processos concomitantes, o advogado que estiver envolvido como correspondente jurídico num contencioso de massa deve estar atento, mantendo rigorosamente o controle e tomando as medidas necessárias para evitar perda de prazo.

Pauta de audiências

O grande problema do contencioso de massa, certamente, é a organização de pauta de audiências, principalmente quando se percebe que, em alguns casos, pode haver audiências em varas diferentes ao mesmo tempo ou quando a defesa precisa ser apresentada no ato. O planejamento do advogado deve levar em conta a necessidade de aumento de sua equipe, fazendo essa solicitação com antecedência e explicando os motivos.

Buscar um trabalho como correspondente jurídico num escritório que trabalhe com contencioso de massa, além de todo o trabalho que, certamente, vai ocupar bastante o tempo de um advogado em início de carreira, trará uma experiência única, com possibilidade de até mesmo participar efetivamente de futuros processos.

Veja também:

7 Direitos do Trabalhador

Lei do Feminicídio no Brasil

Quem realmente pode aplicar multas de trânsito em São Paulo?