Telegram: uma ótima alternativa ao WhatsApp

Por | 2018-03-14T20:43:48-03:00 6 de maio de 2016|

Esta é a segunda vez em menos de um ano que a Justiça Brasileira bloqueou o WhatsApp no Brasil. O serviço foi desativado por 24 horas, deixando sem comunicação mais de 100 milhões de brasileiros, usuários do sistema.

Porém, existem outros aplicativos que prestam o mesmo tipo de serviço e está na hora de combinar com os contatos manter à mão uma alternativa, caso haja novos bloqueios no futuro. Além do Messenger e do inbox do Facebook, entre outros aplicativos, uma excelente alternativa é o Telegram.

O Telegram tem seu funcionamento praticamente igual ao do WhatsApp: utiliza a lista de contatos do celular, podendo o usuário criar chats e conversas em grupo, usando apenas o número de telefone de seus contatos.

Muitos usuários do WhatsApp migraram para o Telegram durante o bloqueio, considerando que o aplicativo funciona muito bem em qualquer tipo de dispositivo móvel, independente de suas configurações. O Telegram ainda possui algumas vantagens sobre o WhatsApp, já que o sistema não ocupa mais do que 5 megabytes, enquanto o “Whats” chega a ocupar 7 megabytes da memória RAM.

Telegram, um sistema mais ágil

Com relação ao armazenamento interno, o Telegram também não deixa nada a desejar. A versão mais atualizada do aplicativo está disponível par iOS, Windows Phone e Android, ocupando apenas 10 megabytes do aparelho. Quando transferido para o cartão SD ou microSD, o Telegram ocupa cerca de 33 megabytes.

Enquanto o WhatsApp informa que é grátis por um ano (sem que ninguém ainda tenha recebido qualquer cobrança), o Telegram é totalmente gratuito, possuindo um design simples, dinâmico e bastante limpo, fazendo com que seja mais rápido e mais eficiente que os aplicativos concorrentes.

A arquitetura do Telegram é outro diferencial, pois o aplicativo está baseado na nuvem, reduzindo o seu peso sobre o hardware do dispositivo móvel, possuindo também diversas opções de criptografia e segurança, garantindo que as conversas e mensagens não possam ser vazadas na internet.

Outra funcionalidade do Telegram é que ele pode ser acessado simultaneamente em mais de uma plataforma, podendo ser usado no computador, no tablet e no smarthphones. Com código aberto, o aplicativo recebe ainda novos recursos e funções através dos próprios usuários.

Você pode usar o Telegram como alternativa sem ficar com saudade do WhatsApp. Instale-o no seu dispositivo, antes que um novo bloqueio aconteça.

DICA: O Jurídico Correspondentes tem um grupo no Telegram, onde divulga sempre o conteúdo aqui do nosso blog. Clique aqui e solicite a sua participação.

LEIA MAIS: Criptografia no WhatsApp. O que muda?