Os setores do mercado que estão mais em alta para advogados

Por | 2018-03-14T20:43:36-03:00 15 de junho de 2016|

A cada ano o ramo da advocacia cresce mais. São muitos os profissionais formados e advogando, logo, a concorrência aumenta a cada dia que um novo escritório é aberto.

Mas para conseguir trabalhar e se destacar, conheça os setores do mercado que estão mais em alta para advogados:

Advogado Tributário

Os profissionais que optam por trabalhar com o direito tributário certamente terão destaque no mercado. Nosso país possui uma carga tributária complexa, o que exige pessoas capacitadas para trabalhar com impostos e tributos.

O advogado tributário com conhecimento em contabilidade consegue ainda melhores posições, já que para as empresas será possível resolver as questões relacionadas com impostos e tributos. Ele também realiza ações preventivas, consultorias e monta um planejamento tributário para auxiliar nos próximos pagamentos.

Advogado Societário

É cada vez mais comum as empresas possuírem advogados especialistas no ramo do direito societário. Ligado diretamente ao mundo corporativo, esse profissional é requisitado para resolver as questões relacionadas à sociedade dentro de uma empresa.

Além de ser especialista em constituir novas sociedades, ele também possui presença fundamental na hora do cumprimento das obrigações de cada parte dos sócios. Se for o caso, é o advogado societário que também fará a dissolução da sociedade, resolvendo as questões relacionadas a essa separação dos sócios envolvidos.

O direito societário também envolve a prevenção desses problemas, resolvendo as questões da sociedade internamente, apaziguando os ânimos quando necessário e encontrando formas de se fazer cumprir tudo o que foi proposto no início da sociedade.

Direito digital

A tecnologia evolui muito nos últimos tempos, facilitando a conexão e a conversação entre as pessoas, além de fazer a troca de informação ser mais rápida e dinâmica. Porém em alguns casos nem tudo sai como o planejado e é preciso do auxílio de um advogado.

Seja na área comercial ou até mesmo criminal, o advogado especialista em direito digital cuida das questões que envolvem os problemas causados por essa fácil conexão. Muitas empresas sofrem problemas em seu setor comercial, envolvendo clientes e até mesmo colaboradores internos.

A internet não é um lugar 100% seguro e pode ocorrer o vazamento de informações e até mesmo de conteúdos impróprios, que necessitem de auxílio jurídico para terem seus casos resolvidos.

Arbitragem

Para acelerar a resolução de questões simples, muitos optam pela arbitragem, motivo pelo qual esse setor vem se destacando dentro do mercado. Muitos advogados optam por resolver as questões por meio de acordos, utilizando contratos para garantir o cumprimento das decisões tomadas.

É utilizado principalmente para diminuir o tempo de espera do judiciário. Muitas questões são simples de serem resolvidas, bastando apenas um profissional que faça a arbitragem entre as partes, encontrando a melhor solução do problema com um acordo entre ambas as partes envolvidas.

Para que um advogado consiga destaque no mundo jurídico, é preciso primeiramente ter um foco em mente. A partir disso a aquisição de conhecimentos no setor escolhido é fundamental para que ele domine totalmente o assunto e consiga se destacar como o melhor no ramo de atuação escolhido.

E você, em que área do direito trabalha? E como está o setor neste ano? Clique aqui e compartilhe conosco suas impressões.