Chegou a hora de pedir aposentadoria. O que devo fazer?

Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de pedir a aposentadoria junto ao INSS, o contribuinte deve cumprir uma série de exigências, que exigem todo o cuidado e atenção. Veja, a seguir, como você pode cumprir essa maratona:

1. Conferir os dados do CNIS e as contribuições

O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais é fornecido pelo INSS, devendo ser conferidas por meio dele todas as contribuições efetivamente recolhidas. No caso de haver diversos empregos, é preciso verificar se todos constam no documento e se o valor do salário está correto.

2. Tenha em mãos as carteiras de trabalho e o PPP

O INSS verifica os vínculos empregatícios através da carteira de trabalho, que deve ser apresentada junto com os documentos exigidos na hora de pedir a aposentadoria. Se você tem direito à aposentadoria especial, também deve ter em mãos o PPP – Perfil Profissiográfico Profissional. Sem esse documento, é impossível comprovar trabalho em áreas perigosas ou nocivas à saúde.

3. Comprovantes de recolhimento

Se você trabalhou como autônomo ou como profissional liberal, deve ter em mãos todos os comprovantes de recolhimento feitos durante o período. Esses documentos devem ser apresentados ao INSS para conferência. Se o trabalho foi prestado para uma empresa, é ela quem deve recolher a contribuição e, nesse caso, é necessário guardar os comprovantes de prestação de serviços.

Os comprovantes também são necessários para o contribuinte facultativo, como estudantes, desempregados e donas de casa.

4. Confira a lista de documentos

O site do INSS possui uma página para agendamento de solicitação de aposentadoria, onde o contribuinte também pode encontrar a relação de documentos que devem ser apresentados. Confira a lista e verifique se não falta algum documento antes de fazer o agendamento.

5. Se tudo der certo, aproveite a aposentadoria

Depois de tudo ajeitado e se o INSS conceder a aposentadoria, ao contribuinte basta aproveitar a ocasião, permitindo-se algumas regalias. Contudo, antes de receber o dinheiro, faça uma simulação no próprio site do INSS para saber os seus direitos. Se o valor não conferir, não retire do banco: entre com um recurso no INSS para revisão.

Se tiver dúvidas, a melhor coisa a fazer é procurar um advogado de confiança.

LEIA MAIS: Aposentadoria especiais – quais atividades têm direito

2 Comentários


  1. Minha tia tem 15 carne com o que ela tá pagando.do que quando pucha o papel p ver quantos anos ela tem de contribuição não consta que ela pago já tudo isso .tem 4 carne que não consta q ela pagou.ela conpletou 60 anos .o que devemos fazer para ela pedi a aposentadoria?

    Responder

  2. boa noite– so paguei. 3 anos e meio de inss.entre 1983 1985 nunca mas trabalhei.registrada.queria saber, si tem como.pagar tudo agora.cuanto seria .e posso pedir aposentadoria em cuanto tenpo. tenho 60.anos como posso me informar ,, obrigada

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *