Viagem internacional? Entenda como aproveitar o Duty Free

Por | 2018-03-14T20:43:21-03:00 17 de agosto de 2016|

As lojas Duty Free são encontradas em aeroportos, portos e dentro de navios que viajam por águas internacionais, além de alguns países que permitem sua instalação nas ruas e em free shops.

Você pode aproveitar para fazer compras nos Duty Free, prestando atenção nos limites de gastos permitidos pela legislação de cada país. Pode consultar esses valores nos sites dos aeroportos e nos de Duty Free, além da Receita Federal.

No Brasil, por exemplo, você pode gastar até 500 dólares no free shop dos aeroportos, mas é importante saber que esse limite é independente da cota de importação, que são outros 500 dólares de produtos que você pode trazer do exterior.

Nesse caso, se você comprar em lojas Duty Free no exterior, suas compras vão entrar na cota de importação. Essa cota extra só pode ser gasta nas lojas instaladas em aeroportos do Brasil, no momento em que você chega do exterior.

Limite de produtos que se pode comprar no Duty Free

Existe também um limite de produtos que você pode comprar nas lojas Duty Free, e isso também varia de acordo com o país. No caso do Brasil, você pode comprar no Duty Free até:

  • 24 unidades de bebidas alcoólicas, devendo ser pelo menos 12 de cada tipo.
  • 20 maços de cigarros estrangeiros.
  • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas.
  • 250g de fumo preparado para cachimbo.
  • 10 unidades de cosméticos.
  • 3 unidades de relógios, máquinas ou qualquer aparelho eletrônico.

LEIA MAIS:

Comprou pacote de viagem? Conheça seus direitos

Cuidados burocráticos de uma viagem de intercâmbio

Perdeu o voo? Confira quais são seus direitos

Os artigos mais vendidos nas lojas Duty Free do Brasil são os perfumes, os cigarros, bebidas alcoólicas, bolsas, óculos e produtos eletrônicos. Itens que costumam chegar ao Brasil com preços bem altos nas lojas normais, em virtude dos impostos de importação.

Um ponto importante a ser observado é que você pode fazer reservas de produtos nas lojas Duty Free com antecedência, o que ajuda muito, principalmente na hora de atender encomendas de amigos. A reserva não custa nada a mais e você ainda pode conseguir descontos em diversos produtos.

Se você estiver voltando de uma viagem ao exterior, aproveite e faça uma reserva de 500 dólares. Quem sabe até não pode ter um bom lucro com suas compras?