Vai registrar sua marca? Saiba como fazer

Por | 2018-03-14T20:43:19-03:00 3 de setembro de 2016|

Registrar a sua marca é protegê-la no mercado. A marca da empresa é um dos seus maiores patrimônios, já que se trata da identidade do negócio, distinguindo a empresa como uma entidade, com produtos e serviços únicos no segmento em que atua.

Quando você cria uma marca e essa marca se torna sucesso de público e vendas, o fato irá chamar a atenção de outros empresários e de pessoas que podem agir com intenções desonestas, procurando barrar o crescimento, apossar-se da marca de forma legal ou ilegal, e quando a empresa possui o registro da marca isso se torna uma possibilidade inviável.

Como registrar a marca no INPI

Para registrar uma marca o primeiro passo é verificar se a marca foi registrada anteriormente, o que deve ser feito diretamente no site do INPI – Instituto nacional da Propriedade Industrial. Caso você contrate um escritório de marcas e patentes, o próprio escritório é quem fará essa pesquisa.

Após isso é preciso determinar a atividade econômica em que será feito o registro, podendo escolher entre 45 classes para o registro, sendo 34 específicas para produtos e 11 para serviços. Preste atenção para não fazer o registro em muitas categorias, já que isso poderá fazer o custo subir muito.

LEIA MAIS:

Como gerar valor para a marca do seu escritório

Esses erros de marketing jurídico você não pode cometer

Marketing ético: como conseguir clientes seguindo as restrições da OAB

O registro da marca pode ser feito de 3 formas diferentes:

  • Nominativa, quando a marca é composta apenas por palavras;
  • Mista, quando a marca é composta por palavras, tipos de letras, cores e símbolos;
  • Figurativa, quando a marca é feita através de um ou mais símbolos.

Com o processo de registro encerrado, o registro final será publicado na Revista Eletrônica de Propriedade Industrial, tendo validade por 10 anos, quando deverá ser atualizado.

O processo também pode ser feito online, através do site e-Marcas, do próprio INPI, onde você irá encontrar um roteiro completo sobre os procedimentos necessários para fazer o registro de sua marca.

O processo de registro tem um custo, com o pagamento de taxas de registro e, se for feito através de escritórios de marcas e patentes, os custos de honorários. As taxas podem variar entre R$ 40 e R$ 1.400.