3 dicas para você planejar sua carreira no último semestre do ano

Por | 2018-03-14T20:43:09-03:00 4 de outubro de 2016|

Que tal em vez de fazer projetos para o ano novo, aproveitar o último trimestre de 2016 para começar a agir em favor da própria carreira em 2017 e nos anos vindouros?

Todos os anos as pessoas analisam o que conseguiram e fazem promessas que, certamente, serão esquecidas durante o decorrer no novo ano. O que acontece é que, envolvidas com todos os problemas, as pessoas praticamente não veem a passagem do ano e, quando percebem, é tarde demais.

Para planejar e construir uma carreira não é preciso esperar o início de um novo ano e traçar metas. Qualquer tempo é tempo e para tomar decisões não é necessário uma data específica: é necessário vontade e determinação.

Começando agora, você pode usar as dicas que passamos para mudar totalmente sua vida, buscando solidificar sua carreira e conseguir seus objetivos:

1. Faça planejamento de curto, médio e longo prazo

É evidente que não podemos realizar tudo o que desejamos em apenas um ano. Definir metas somente para o futuro próximo demonstra ingenuidade e falta de visão. O profissional deve fazer planejamento de metas para o curto, médio e longo prazos, estabelecendo metas claras e objetivas.

Anote tudo o que deseja conseguir em 2017 e, a partir daí, as consequências favoráveis para 2018. Não se contente com o ano seguinte e prossiga: vá até 2019 e 2020. Quando você tem uma meta de longo prazo, irá lutar mais para as metas de curto prazo.

2. Disciplina como regra básica

Disciplina não quer dizer ficar preso a conceitos ou regras, e sim fazer as coisas certas nas horas certas. Para alcançar suas metas você deve se esforçar para cumprir o que se determinou. As pessoas bem sucedidas sempre foram aquelas que mantiveram a disciplina e cumpriram com suas metas, alcançando cada objetivo traçado e solidificando a própria carreira.

3. Não perca seu tempo em atividades inúteis

Existem atividades que não agregam qualquer valor à sua carreira. Se é interessante navegar na internet, faça isso de forma a agregar conhecimento. Se está assistindo um filme, procure ver no contexto aquilo que pode ser aproveitado.

Mantenha sempre seu foco voltado para suas metas, procurando conseguir o conhecimento necessário para alicerçar sua carreira. Claro que você pode ter momentos de descanso, isso é necessário e útil, mas não desperdice os momentos em que pode conseguir meios de atingir seus objetivos.

Pense agora num detalhe: considere que você leu este artigo há 5 anos. O que você fez de positivo para sua carreira e sua vida nesse tempo?

Não precisa responder: sabemos que você vai tomar resoluções de ano novo em outubro.

E você, o que pretende fazer ainda este ano?