3 sinais de que você está pronto para abrir seu escritório

Por | 2018-03-14T20:42:51-03:00 21 de outubro de 2016|

Para saber se você está pronto para abrir seu escritório de advocacia não é preciso ir longe. Se você se sente seguro para trabalhar sozinho ou montar uma sociedade com advogados que estejam também iniciando a vida profissional, este é o seu momento.

Claro que, para isso, você precisa analisar com cuidado, fazer um bom planejamento, verificar alguns aspectos importantes para sua vida profissional. Alguns sinais, no entanto, podem lhe trazer a certeza de que você já está pronto para começar uma carreira solo ou em sociedade:

1. Você já tem uma estrutura mínima necessária

Se você já possui a estrutura mínima necessária para abrir o seu escritório, este é, certamente, o primeiro sinal. Evidentemente não é necessário um grande espaço para montar o seu escritório, embora seja preciso que você apresente um ambiente confortável, receptivo, onde haja condições de atender bem os clientes e onde você possa ter, no mínimo, a recepção, uma sala de reuniões e sua sala separada.

2. Você já tem uma carteira de clientes

Se você já tem uma carteira de clientes, este é um bom sinal não só para mostrar que está pronto para abrir seu próprio escritório de advocacia, mas também para que você sinta que pode levar em frente sua carreira profissional. Além de já ter uma carteira é preciso que você tenha também como captar novos clientes. Embora os advogados não possam fazer propaganda, você deve encontrar meios de divulgar seu trabalho e conseguir clientes que possam lhe dar a garantia de manutenção do escritório, como, por exemplo, criando um blog e um perfil nas redes sociais, compartilhando artigos jurídicos e temas interessantes.

LEIA MAIS:

É possível conciliar correspondência jurídica com escritório próprio?

5 fatores para considerar antes de abrir um escritório

5 dicas para conquistar novos clientes

3. Você tem como montar uma sociedade

Se você tem no seu círculo de relacionamento outro advogado, que tenha os mesmos interesses e que também esteja buscando montar seu próprio escritório, este é um excelente sinal. Afinal de contas, duas cabeças pensam melhor do que uma e quando há afinidade profissional, nada mais lógico que se juntem as forças para obter sucesso no empreendimento.

Lembre-se, no entanto, que, mesmo tendo bons motivos para montar seu escritório, é necessário, antes de tudo, que você esteja seguro daquilo que pretende.