Dicas para cuidar de sua imagem profissional

Por | 2018-03-14T20:43:09-03:00 7 de outubro de 2016|

Construir uma boa imagem pessoal e profissional está diretamente relacionado a conceitos básicos de dualidade e de credibilidade.

Como dualidade, podemos entender que uma pessoa pode ou não ter uma boa imagem, que é composta por comportamentos, por hábitos, por posturas, pela ética, pelos conhecimentos e habilidades e pela competência. A dualidade é algo obtido como resultado cumulativo das interações entre essas posições.

Como credibilidade, devemos entender que uma boa imagem profissional deve passar confiança para o cliente, uma credibilidade que deve se manter ao longo do tempo e que é resultado da consistência dos resultados com a própria satisfação dos clientes.

A imagem profissional é tanto ou mais importante de acordo com o contato direto com os clientes, devendo haver uma interatividade com o público.

Como é construída uma imagem profissional

Nossa imagem profissional é construída através de alguns pontos distinto, como podemos verificar a seguir:

  • A primeira impressão que passamos a alguém é formada logo nos primeiros segundos do contato.
  • A imagem profissional, de início, é formada ao longo dos primeiros contatos com outras pessoas.
  • A imagem profissional completa é aquela que o cliente tem a partir do momento em que é atendido.

LEIA MAIS:

Esses erros de marketing jurídico você não pode cometer

Coisas que um profissional de Direito não deve fazer nas redes sociais

5 dicas para melhorar o marketing pessoal do advogado

Como se diz de forma geral, ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Essa primeira boa impressão é formada por alguns fatores que influenciam na formação da imagem. São elas:

  • A visão, ou o conjunto da imagem que você passa, criando um impacto de 25% no total da imagem.
  • O tom da voz, que contribui com 18% da formação de sua imagem.
  • A adequação das palavras que você utiliza, que contribui com 14%.
  • A linguagem corporal, que tem uma contribuição de 10%.

Essa boa imagem profissional é formada por nosso comportamento. Desta forma, ao mantermos contato com um cliente, devemos mostrar objetivamente o motivo de nosso contato, mostrando que temos conhecimento sobre o assunto que tratamos e dando ao cliente o melhor atendimento, com educação, com atenção e desprendimento, fazendo com que o cliente entenda sua importância para sua própria vida profissional.

Tudo o que fazemos em nossa vida deve refletir aquilo que pensamos. Se temos bons hábitos e os cultivamos, isso se torna natural e é apresentado quando nos apresentamos para alguém. O cliente, mais do que ninguém, é um psicólogo natural, que vai reconhecer um profissional competente à primeira vista.