7 coisas que você não pode fazer em um estágio na área jurídica

Por | 2018-03-14T20:42:48-03:00 18 de novembro de 2016|

O estágio é a base para qualquer estudante de direito começar sua vida profissional e ele deve fazer isso com o pé direito, evitando alguns pontos que não podem ser feitos para não manchar a imagem do seu futuro profissional.

Veja algumas dessas coisas que devem ser evitadas no estágio de direito:

1. Não ter iniciativa

Um estagiário que não tem iniciativa não vai conseguir progredir em nenhuma empresa. Você deve mostrar em interesse no aprendizado, saber o que é exigido de você e ser participativo o tempo todo.

2. Não gostar de feedbacks

Um estagiário está sendo avaliado em todos os momentos, o que é um fato saudável, já que faz com que aprenda com mais rapidez. Se você não aceitar as avaliações, principalmente aquelas que se mostram mais críticas, não estará aberto ao aprendizado.

3. Não ficar entrosado com outros profissionais

Para o estagiário é importante entrosar-se com as pessoas com quem trabalha, mostrando interesse nas atividades e estando sendo disponível para todas as tarefas. Você deve ter em mente que é no estágio que começa a fazer o seu networking.

4. Atrasar ou faltar constantemente

Quando você se atrasa ou falta constantemente no seu estágio, estará passando uma imagem de falta de comprometimento, tanto com a equipe quanto com suas atividades. Só falte ou atrase quando for absolutamente necessário, não se esquecendo de avisar o motivo.

5. Ficar preocupado só com o ganho

O estágio é uma fase necessária para todo e qualquer futuro advogado e ficar apenas se importando com a bolsa auxílio na hora de escolher um estágio é um fato que pode prejudicar o seu aprendizado.

6. Ter receio de perguntar

No estágio você está aprendendo e, da mesma forma que na faculdade, sempre que tem dúvidas, deve fazer perguntas. Não fazer perguntas é comportar-se de modo passivo e pode prejudicar a qualidade de seu trabalho.

7. Usar gírias e linguagem muito informal

O comportamento do advogado é medido pela forma como se comunica. No estágio de direito é necessário escrever de maneira formal, evitando gírias ou palavras de baixo calão e, principalmente, não mostrar muita intimidade com colegas.