Crowdfunding: como funciona e como aplicar num empreendimento na área jurídica

Por | 2018-03-14T20:42:50-03:00 3 de novembro de 2016|

Crowdfunding é um tipo de investimento onde diversas pessoas podem investir pequenas quantias em dinheiro num determinado negócio, geralmente na internet, possibilitando trazer à tona algum novo empreendimento. Trata-se de um financiamento colaborativo, um sistema que está revolucionando o lançamento de startups pelo mundo todo.

A ideia é bastante simples e funciona perfeitamente: um determinado empreendedor apresenta sua ideia ao público, informando quanto precisa arrecadar e qual a data limite para que possa viabilizar o negócio. Pessoas que acessam o site ficam conhecendo o projeto através de vídeo e de textos explicativos, resolvendo se devem contribuir ou não com o que foi proposto. No caso de conseguir o financiamento, o site responsável pela divulgação recebe sua comissão ou, então, se não conseguir, o empreendedor deixa o projeto sem levar o que já foi arrecadado.

O crowdfunding é hoje utilizado em todo tipo de mercado, desde o cultural ao industrial, passando pelo de tecnologia, o principal deles. É uma modalidade que serve para pessoas que não têm capital para o financiamento de suas ideias ou para empreendedores que precisam levantar um capital, tornando-se uma alternativa interessante para captação de recursos.

Muitos empreendedores, em troca do financiamento do crowdfunding, recompensam os investidores com brindes, prêmios ou participação dentro da empresa. E aí, tudo vai depender da quantia investida no projeto.

Como o advogado pode aproveitar o crowdfunding

Da mesma forma que no resto do mundo, o crowfunding vem ganhado espaço no Brasil e conquistando cada vez mais pessoas, embora ainda exista uma grande desconfiança por parte de investidores em usar seu dinheiro para projetos que conhecem pouco.

Certamente este é o maior empecilho para que grandes projetos possam conseguir a importância necessária para o lançamento e, exatamente aí é que um bom advogado pode atuar, oferecendo seus serviços de apoio para novos investidores e trazendo à luz tudo o que a legislação estabelece com relação a investidores, já que não existe uma legislação específica para o crowfunding.

É uma área ainda nova e que merece atenção, principalmente por parte de profissionais que tem visão de futuro.

Crowdfunding do Jurídico Certo

O Jurídico Certo vem apoiando o projeto de crowdfunding do curso PJE na Prática. A ideia é oferecer um curso online, com baixo custo, para todos os profissionais da área jurídica, sobre processos eletrônicos, uma das demandas mais crescentes do país. As pessoas que contribuírem para a vaquinha virtual, também ganharão acesso ao curso, podem participar de um programa de afiliados, entre outras recompensas.

Confira aqui como será o curso e como participar.