Vai prestar Concurso Público Jurídico? Confira dicas para se dar bem

Por | 2017-02-13T08:20:47+00:00 13 de fevereiro de 2017|

Para muitas pessoas, o concurso público jurídico é um objetivo de vida. A maior parte dos advogados recém-formados volta-se para o concurso público jurídico como alternativa.

Está cada vez mais difícil ser aprovado num concurso jurídico. Além da grande concorrência, as provas estão se tornando cada vez mais complicadas e o concurseiro precisa estar mais do que preparado.

Embora a carreira no serviço público seja uma das mais cobiçadas atualmente, não é tão simples conseguir aprovação. É preciso haver grande empenho nos estudos e na preparação, lembrando que a aprovação pode chegar depois de anos e anos de estudo.

Assim, é necessário que o concurseiro comece a elaborar um projeto de longo prazo. Logo, será exigida muita motivação, muito empenho e persistência. O canditato vai passar por dias de desânimo e é preciso aprender a lidar com isso.

A motivação é algo que precisa ser trabalhada todos os dias, sendo necessário lembrar os motivos que estão fazendo estudar, criando novos planos, persistindo com o avanço do conhecimento e com a preparação para enfrentar as provas. Na maior parte das vezes, o concurseiro não terá nada mais do que a motivação própria para continuar com os estudos, principalmente quando encontra pessoas negativas, que dizem ser mais fácil desistir e procurar outra coisa para viver.

No entanto, mesmo quando estiver com a motivação em baixa, é importante deixar a crise passar e retornar aos estudos o mais rápido possível. Veja, a seguir, algumas dicas para você se preparar como deve para ser aprovado em um concurso público jurídico:

1. Seu primeiro passo é a decisão

Sua escolha é muito importante para definir o que deve estudar. Se você tomou a decisão de prestar um concurso público jurídico, já determinou o que deve estudar e tem o seu foco. Essa decisão é importante para que você se concentre nos estudos, buscando matérias relacionadas com o meio jurídico.

2. Crie uma rotina de estudos

Para começar os estudos e conseguir ser aprovado, você precisa manter uma rotina de estudos. Comece fazendo um cronograma e deixando mais tempo para as matérias que considera mais difíceis.

O planejamento de estudos deve conter todas as matérias para o cargo que você pretende. Não se esqueça de deixar no planejamento um dia para revisão e um dia para descansar.

3. Estude com material de qualidade

Você vai encontrar livros e apostilas para todas as matérias de concurso público jurídico, que explicam as leis e que apresentam questões resolvidas, facilitando a sua preparação. Procure material de qualidade que lhe forneça uma base sólida de conhecimentos. Vasculhe a internet, onde poderá encontrar material de primeira, além de videoaulas, que podem ser de grande ajuda.

4. Não se esqueça dos resumos e anotações

Sobre tudo o que você estudar para sua preparação, faça sempre resumos e anotações. É a melhor forma de entender o conteúdo, de saber que você assimilou bem a matéria. Se necessário, use canetas coloridas para destacar os textos mais importantes, facilitando sua forma de lembrar daquilo que estudou.

5. Procure exercícios de fixação

Uma das melhores formas de estudar é fazendo exercícios de fixação. Com os exercícios você terá condições de saber se realmente assimilou o que precisava ou se precisa retornar aos estudos em alguma matéria.

A melhor dica para exercícios de fixação é fazendo simulados de provas anteriores. Mas, atenção: faça os simulados sem fazer qualquer consulta, como se estivesse numa prova real, inclusive considerando o tempo necessário para solucionar todas as questões.

6. Cursos preparatórios

Se você é um tanto indisciplinado, daqueles que não consegue estudar sozinho e não fica concentrado nos estudos, faça um curso preparatório. Será um custo a mais, mas você terá como se preparar melhor para matérias mais complicadas.

Porém, volte-se para a disciplina nos estudos. Não é sempre que você terá alguém para direcionar aquilo que você precisa e manter disciplina sempre é importante, principalmente para quem entra no serviço público.

Conclusão

Se você está se preparando para um concurso público jurídico, não fique esperando por editais. Comece a pesquisar as matérias que precisa estudar e dê início aos estudos. Mais cedo ou mais tarde, o edital será publicado e você terá muito mais base para ser aprovado.