6 dicas para melhorar a entrega dos profissionais no seu escritório

Por | 2017-06-26T14:56:16-03:00 26 de junho de 2017|

Uma das principais habilidades que um profissional jurídico precisa é gerenciar o seu tempo de forma correta.

O advogado, como profissional de Direito, não pode atrasar seus compromissos, mesmo com carga de trabalho demasiada, tendo, assim, maior necessidade de fazer uma gestão de tempo apurada.

Em um escritório de advocacia onde trabalham diversos advogados é comum haver atraso na entrega de documentos ou de peças processuais, deixando pouco tempo para que tenha andamento o prosseguimento das ações.

Assim, é necessário que cada um tenha ferramentas de gerenciamento de tempo para facilitar o próprio trabalho, permitindo que todas as tarefas sejam realizadas sem abrir mão da qualidade.

A seguir apresentamos as 07 principais recomendações que devem ser passadas aos advogados de um escritório para melhorar a entrega:

1. Uso de agenda para gerenciar o tempo

O advogado precisa ter uma agenda com todas as tarefas a serem realizadas durante o seu dia de trabalho.

Além de ajudar a gerenciar o tempo, uma agenda oferece mais clareza sobre tudo o que foi feito e o que ainda está pendente.

2. Controle de tarefas delegadas

Algumas tarefas destinadas aos advogados podem ser delegadas a terceiros. Para essas, o advogado deve manter um controle à parte, estabelecendo o tempo necessário para seu recebimento, bem como as prioridades.

3. Controle informatizado

Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente pela maior parte dos profissionais é a agenda digital, mantendo a organização de tudo o que precisa ser feito.

Veja mais:

Como reduzir custos do escritório com organização e automação

O advogado deve usar uma agenda armazenada na nuvem, que possa ser consultada através de qualquer dispositivo, onde estiver, garantindo cumprir com suas obrigações.

4. Organização é prioridade

A organização pode partir de um princípio básico: um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.

Se o profissional está trabalhando num determinado processo, não tem necessidade de manter um monte de papéis sobre a mesa de trabalho. Ao encerrar uma atividade, ela deve ser mantida no arquivo, no lugar devido, enquanto outra ocupa o seu lugar.

Com uma mesa de trabalho livre de papéis ou de objetos que possam distrair, o profissional terá melhores condições de concentração naquilo que estiver fazendo.

Assim, se um livro for usado para consulta e cumpriu com esse objetivo, ele deve ser novamente guardado no seu lugar.

Ao mesmo tempo, o ambiente de trabalho deve ser mantido dentro dos padrões de higiene, criando um ambiente mais saudável para permitir melhor concentração.

5. Manter um software de gestão

Para que tudo possa ser melhor organizado, o profissional de Direito deve contar com um bom sistema de gestão de processos.

Além de oferecer maior eficiência ao trabalho, o sistema de gestão também permite compartilhamento com outros profissionais e atualização instantânea com os Tribunais, reduzindo o tempo de pesquisa.

6. Contrato com advogados correspondentes

Um dos métodos utilizados para manter a atualização de processos, com entregas mais rápidas e com economia de tempo e dinheiro é a contratação de advogados correspondentes.

A contratação de profissionais nas comarcas onde os processos estão sendo julgados permite que o escritório tenha mais tranquilidade com relação aos procedimentos, agiliza o trabalho e traz menos preocupações aos responsáveis pelo escritório de advocacia.

Saiba mais: