4 falhas na gestão que podem ser resolvidas com um software jurídico online

Por | 2017-09-28T15:00:46-03:00 28 de setembro de 2017|

Em algum momento você considerou o uso de um software jurídico online como forma de administrar a rotina intensa do escritório? Essa pergunta existe aqui porque nós sabemos que manter um escritório de advocacia em ordem é um desafio diário, cheio de obstáculos e responsabilidades.

É preciso cuidar dos prazos, do alinhamento da equipe, das audiências, da cobrança de honorários, do estudo de jurisprudências. Tudo isso, é claro, sem descuidar do atendimento ao cliente. E quando a rotina está sobrecarregada, manter uma gestão de excelência fica cada vez mais difícil, não é mesmo? Sobram atividades e falta tempo para priorizar e delegar.

Para ajudar você a identificar situações que contribuem para a sobrecarga de trabalho e atrapalham uma gestão de sucesso, destacamos quatro cenários corriqueiros e prejudiciais. Continue a leitura para descobrir quais são e de que forma um software jurídico online pode agir para evitá-los!

Situações que podem ser evitadas com um software jurídico online

  1. Não ter domínio do que acontece no escritório

Uma característica muito comum de pessoas sobrecarregadas é não conseguir enxergar além de suas próprias atividades. Para um gestor, essa questão é ainda mais sensível. Afinal, é fundamental manter o controle das atividades que são desenvolvidas pelo escritório para garantir o cumprimento dos prazos, o retorno aos clientes, uma boa delegação de tarefas e também para saber o momento certo de intervir quando for necessário.

Além do mais, não saber o status das atividades impede o escritório de manter de um bom planejamento. Nesse tipo de situação, contar com um software jurídico online pode fazer toda a diferença! Principalmente quando a ferramenta oferece ao gestor total controle para visualizar todas as atividades que acontecem no escritório em tempo real.

  1. Perder tempo com atividades manuais ou repetitivas

Buscar atualizações nos sites dos tribunais, manter registro em agenda física, copiar e colar andamentos de processos, produzir as mesmas peças jurídicas, registrar informações dos clientes em fichas de papel para depois passar para uma planilha do computador.

Todas essas atividades podem ser feitas com mais qualidade e agilidade com um software jurídico online! E o melhor, mantendo as informações reunidas no mesmo lugar e tornando a busca de dados mais rápida e certeira. Além disso, contar com a tecnologia para automatizar processos de trabalho também reduz riscos de erro humano.

Com o tempo que você vai ganhar, você vai poder se dedicar às questões essenciais do seu negócio, como atendimento ao cliente, definição de estratégia para seus processos, networking, marketing jurídico e várias outras.

  1. Ter dificuldade para gerenciar a equipe do escritório

Quando a intensidade da rotina impede o gestor de pensar estrategicamente na atuação da equipe, acaba recaindo sobre ele uma série de demandas práticas que poderiam ser delegadas. Assim, a sobrecarga de trabalho vira uma bola de neve cada vez maior.

Quem utiliza um bom software jurídico online para facilitar a gestão percebe vários benefícios no relacionamento com a equipe. É mais fácil para o gestor ter uma visão ampla do que acontece e manter o controle das atividades. E é melhor para o colaborador, que consegue marcar suas atividades como concluídas, encaminhá-las para a próxima etapa direto do sistema e saber, também por ali, quais novas atividades foram designadas a ele.

Além disso, os programas para advogados também facilitam – e muito! – a comunicação do escritório com os advogados correspondentes. 😉

  1. Descuidar do relacionamento com o cliente

Uma rotina desorganizada e reativa acaba afastando até os clientes mais fiéis. É muito importante ter consciência de que o que acontece internamente no escritório reflete, em maior ou menor grau, na impressão do cliente sobre o trabalho desenvolvido.

Muitas vezes, quando, por vários motivos, o escritório não consegue priorizar o atendimento, a qualidade tende a cair e o vínculo humano, tão importante para qualquer prática de conquista e fidelização, acaba sendo perdido.

Esquecer de registrar as informações completas dos clientes para personalização do relacionamento e a ausência de uma prática sistemática de follow up também são situações que impedem uma gestão de excelência. Com um software jurídico online, práticas de relacionamento podem se tornar parte do processo de trabalho do escritório com muito mais naturalidade. Afinal, os melhores sistemas oferecem o ambiente ideal para você armazenar informações de contato, alimentar o histórico do cliente e estabelecer periodicidade para o follow up.

Conclusão

Se você se enxergou em algumas dessas situações, não se preocupe e nem se desespere. Para solucionar um problema ou tornar excelente o que já é bom, é preciso, em primeiro lugar, definir o que você quer melhorar. Esperamos que esse conteúdo tenha servido para clarear a sua visão e apontar o caminho para a solução definitiva. 😉

Além dos conteúdos que separamos em links ao longo deste artigo, também produzimos materiais no nosso blog com dicas práticas para ajudar você a ter uma gestão de escritório de advocacia de sucesso.


Muito prazer, nós somos a Aurum! Somos parceiros do Jurídico Certo e desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos. Entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as necessidades dos advogados autônomos, pequenos e médios escritórios; e o Themis, focado em grandes bancas e departamentos jurídicos.